Jovem Senador entrega milésimo exemplar do jogo Eleitos
O Programa Jovem Senador entregou nesta semana o exemplar de nº 1000 do "Eleitos – o Jogo da Democracia". A entrega foi feita ao professor Bruno Salles de Oliveira, do Centro Educacional Várzeas, na zona rural de Planaltina (DF). "Eleitos" é um jogo de tabuleiro, no qual os jogadores respondem perguntas sobe assuntos como cidadania e Constituição. Cada resposta correta rende votos ao jogador. Vence a competição quem alcança 500 mil votos e se torna senador. O jogo pode ser solicitado por escolas públicas de ensino médio por meio do endereço senado.leg.br/jovemsenador
Transcrição
O PROGRAMA JOVEM SENADOR ENTREGOU NESTA SEMANA O MILÉSIMO EXEMPLAR DO JOGO DE TABULEIRO "ELEITOS".
É UM JOGO DE PERGUNTAS DESENVOLVIDO PELO SENADO PARA ENRIQUECER, EM SALA DE AULA, O APRENDIZADO SOBRE TEMAS COMO CIDADANIA, DEMOCRACIA, CONSTITUIÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI:
O exemplar de número mil do "Eleitos – O Jogo da Democracia" foi entregue ao professor Bruno Salles de Oliveira, do Centro Educacional Várzeas, na zona rural de Planaltina, no Distrito Federal. A escola já tinha recebido uma unidade do jogo porque teve entre seus alunos um dos vencedores do Programa Jovem Senador. O professor Bruno comemorou a chegada desse segundo exemplar:
(Bruno Salles de Oliveira) "Dois exemplares, você já dobra essa opção de aproveitar um horário de aula para envolver mais alunos ainda. Então, o jogo tem ajudado muito nesse sentido. Desperta no aluno a curiosidade. Ele é interdisciplinar. Ele fala da fauna, da flora, ele tem as questões da história que envolvem as datas, a questão da própria geografia e da política, né? Ele tem sido muito útil para nós."
O jogo foi totalmente desenvolvido pelo Senado Federal. É produzido pela Gráfica do Senado a partir de uma ideia do servidor Valter Rosa, assessor técnico da Secretaria de Comunicação da Casa. Valter diz que o jogo foi lançado como parte das comemorações pelos 200 anos do Senado brasileiro, comemorados agora, em 2024. Ele explica como funciona o jogo:
(Valter Rosa) "Qual foi a minha ideia? Foi aproximar o Senado Federal da comunidade escolar. E por isso, a casa inicial é justamente uma escola. Então, os jovens saem da escola, percorrem todo o percurso do tabuleiro e chegam ao Congresso Nacional, ao prédio do Senado. Durante esse percurso, os participantes vão respondendo perguntas. E as perguntas quando ele acerta, ele ganha votos. Existem perguntas de 50 mil votos e perguntas de 100 mil votos."
Quem chega à casa final, que é a do Senado, com 500 mil votos, vence o jogo e se torna um senador. A distribuição do jogo para as escolas de ensino médio é feita pelo Programa Jovem Senador, coordenado pelo servidor George Cardim:
(George Cardim ) "As escolas públicas de ensino médio de todo o País, do interior, da capital, escolas quilombolas, escolas indígenas, elas podem se cadastrar para receber gratuitamente um exemplar de Eleitos, o Jogo da Democracia. O pedido deve ser feito na nossa página, na página do Programa Jovem Senador, na internet, no endereço www.senado.leg.br/jovemsenador"
Repetindo o que o George disse, o endereço é senado.leg.br/jovemsenador. No canto superior da tela, do lado direito, há um link para o jogo "Eleitos". Basta clicar lá e preencher o formulário. O Programa Jovem Senador seleciona um estudante por unidade da federação, por meio de um concurso de redação anual. Os vencedores ganham computadores e passam uma semana no Senado, vivenciando as atividades legislativas, como se fossem senadores. Participam de reuniões das comissões e do Plenário e aprovam projetos que, depois, podem virar leis. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.