Senadores lembram centenário de nascimento de Jaime Câmara

Da Redação | 11/08/2009, 14h40

Em sessão aberta pelo presidente José Sarney, o Senado lembrou o centenário de nascimento de Jaime Câmara, fundador de grupo de comunicação do Centro-Oeste que leva o seu nome e é integrado por 22 veículos. Para o presidente da Casa, o empresário potiguar, que se estabeleceu em Goiás em 1930, é um exemplo para todo o país. Segundo Sarney, se existe uma palavra que resume toda a trajetória de vida de Jaime Câmara, esta palavra é sucesso.

- Em todos os campos da atividade humana em que militou, ele foi um vitorioso. Mas não se deixou levar pelos louros e pela fama. Homem modesto, profundamente religioso, dedicou grande parte do seu tempo à benemerência - destacou o presidente do Senado.

Assim como os demais senadores que participaram da homenagem ao empresário, jornalista, político e escritor, Sarney ressaltou a contribuição de Jaime Câmara para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás.

- Se podemos hoje prever um futuro ainda mais próspero para o Estado, muito desse futuro é de responsabilidade de Jaime Câmara - disse Sarney

Autor do requerimento para a realização da sessão de homenagem, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) afirmou que mais do que um sonhador e visionário, Jaime Câmara, falecido há 20 anos, foi um empreendedor e alguém que teve a coragem de acreditar na modernidade que representaria a criação de Goiânia, de Brasília e do Tocantins.

Perillo lembrou que muito antes da Constituição de 1988, Jaime Câmara determinava que seus veículos divulgassem com prioridade a luta pela criação do Tocantins.

Além da atuação como empresário da área de comunicação, Perillo destacou também a atividade de Jaime Câmara como escritor, com a publicação de livros históricos como Tempos da Mudança e Nos Tempos de Frei Germano. Ele foi membro da Academia Goiana de Letras e da União Brasileira de Escritores (seção Goiás) e criou a Associação Goiana de Imprensa.

Lembrou também seu apoio a atividades culturais, concretizada atualmente pela Fundação Cultural Jaime Câmara, que dá cursos de arte, promove ações sociais de capacitação, lançamentos de obras literárias e apresentações musicais. As ações voltadas para a responsabilidade social, como a fundação do Instituto Artesenal dos Cegos, também foram lembradas por Perillo.

Jaime Câmara foi prefeito de Goiânia, deputado federal por duas vezes, além de secretário da Agricultura e de Viação e Obras Públicas.

Coerência

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que Jaime Câmara está entre as pessoas que nunca tiveram questionadas a sua postura, a sua dignidade e sua respeitabilidade. E o respeito que sempre obteve, acrescentou a senadora, deve-se ao fato de nunca ter perdido a sua coerência e a defesa das mesmas bandeiras. A senadora lembrou ainda ter militado, quando primeira dama de seu estado, ao lado de Jaime Câmara no início das obras assistenciais por ele apoiadas.

Jornalismo

O papel de Jaime Câmara para o amadurecimento democrático do país foi ressaltado pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Segundo o senador, Jaime Câmara foi defensor intransigente da liberdade de imprensa e do jornalismo sério e independente, tendo dedicado sua vida e capacidade criativa para construir um conglomerado de empresas de comunicação que hoje são referência no Brasil.

Além da capacidade empreendedora, a generosidade foi uma das qualidades de Jaime Câmara destacada por Demóstenes Torres (DEM-GO). Já proprietário de diversas empresas, Jaime Câmara, lembrou o senador, acordava todos os dias de madrugada e distribuía, no edifício-sede de seu conglomerado, pão com manteiga e café com leite aos trabalhadores de suas empresas e de outras firmas da região, aos estudantes e aos moradores de rua.

O senador João Ribeiro (PR-TO) também destacou a atuação de Jaime Câmara para a criação do Tocantins e o senador Marco Maciel (DEM-PE) ressaltou o papel do empresário em prol da imprensa brasileira. O senador José Agripino (DEM-RN) disse que os veículos de comunicação de Jaime Câmara ajudaram na formação da consciência cívica da população de Goiás.

Impossibilitada de comparecer à homenagem, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) enviou discurso, lido por Perillo, no qual destaca que "celebrar os cem anos de nascimento do empresário e ex-deputado Federal Jaime Câmara, que ocupou dois mandatos neste Congresso Nacional, está assim a nos lembrar que há esperanças no homem público, no político, no empresário, e que a população brasileira é formada, em sua imensa maioria, por pessoas de bem, empreendedoras e que, no dia-a-dia, emprestam sua contribuição para o crescimento de nosso País".

Compareceram à sessão o presidente da Assembléia Legislativa de Goiás, deputado Helder Valim; e o presidente das Organizações Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior; além de outros diretores da organização e familiares do homenageado.

Denise Costa/ Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: