Últimos dias para se inscrever em curso que detalha processo político no Legislativo

Aulas começam no dia 10 de novembro e seguem até 21 de dezembro, com encontros online às segundas, quintas e sextas.
30/10/2023 17h04

Uma visão ampla dos princípios, estruturas e mecanismos do Poder Legislativo e de sua relação com os demais poderes, buscando ampliar a reflexão sobre a construção política e seu papel na sociedade. Essa é a base do Curso de Extensão “Processo Político: Teoria e Prática no Legislativo”, oferecido pelo ILB-Interlegis. Com duração de 40 dias (entre 10 de novembro e dia 21 de dezembro), o curso é voltado para servidores efetivos e comissionados que trabalham ou pretendem ingressar na área de processo político. As inscrições seguem abertas somente até esta sexta-feira (3). 

Para o diretor-executivo do ILB-Interlegis, Fernando Meneguin, o objetivo é aprimorar as competências profissionais dos servidores envolvidos em processos políticos, contribuindo para o desenvolvimento de suas funções públicas. 

O processo político abrange diversas atividades, como a produção normativa, o desenho das políticas públicas ou a solução de conflitos que possam existir nos mais variados grupos de interesse. Face a isso, torna-se fundamental compreender tudo que se relaciona ao processo político, entender as interações que surgem entre todos os agentes”, explica Fernando Meneguin. 

O curso tem carga horária de 60h/aula e os encontros serão realizados de forma on-line. Nas segundas e sextas os encontros serão das 8h às 12h10, e nas quintas-feiras, das 18h às 20h. O conteúdo programático inclui fundamentos do processo legislativo, Poder Legislativo e a relação entre os poderes, laboratório de práticas, entre outros temas. 

“O curso possibilitará que o aluno possa refletir sobre a dinâmica do Poder Legislativo e sobre o processo político presente no seu funcionamento. Com essa compreensão, novas análises, novas ideias irão surgir. Nesse sentido, é extremamente recomendável o curso para os servidores”, indicou o diretor-executivo. 

As inscrições podem ser feitas de forma on-line neste endereço, onde também se encontram a programação e o cronograma do curso. Havendo dúvidas, basta enviar mensagem para o e-mail sesea@senado.leg.br