Senado celebra acordo de cooperação com Instituto Rui Barbosa
Nessa quarta-feira (4), Senado e Instituto Rui Barbosa (IRB) celebraram o acordo de cooperação técnica (ATC) 132/2024. A ideia é estabelecer um intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando a formação e especialização dos colaboradores das instituições.
A diretora-geral, Ilana Trombka, e o diretor do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Fernando Meneguin, assinaram pela Casa. O IRB foi representado por seu presidente, Edilberto Carlos Pontes Lima.
— O que nos move a buscar esses acordos é ampliar nossa oportunidade de aprender, o que se faz coletivamente. Quando podemos colocar lado a lado instituições que têm o objetivo de fazer uma sociedade mais justa, como é aqui, isso se torna muito mais prazeroso. Por isso é uma alegria ter o IRB fazendo parte dessa rede por meio da troca de informações com o ILB — afirmou Ilana.
Tanto o diretor do ILB quanto o presidente do IRB destacaram o aumento da capilaridade de atuação como um dos ganhos provindos da assinatura do acordo. O plano de trabalho entre as instituições ainda será detalhado, mas já adiantam que uma das primeiras ações será a realização de seminário conjunto sobre federalismo e impacto da reforma tributária.
— Levar, Brasil afora, um conhecimento que é muito do Senado: o processo legislativo, o orçamento, as avaliações de políticas públicas. São assuntos caros a esta Casa. Então, ter parcerias como essa nos ajuda no cumprimento do nosso papel — declarou Fernando.
O evento foi realizado na Diretoria-Geral e contou também com a presença de outras autoridades do IRB: o vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sebastião Helvécio de Castro; o vice-presidente de auditoria, Inaldo da Paixão Santos Araújo, e do coordenador-geral, Juraci Muniz Junior.
O instituto
Fundado em 1973, o IRB completa 51 anos atuando com os tribunais de contas a favor do aprimoramento do controle externo no Brasil. Fazem parte de suas atividades pesquisa, estudo, investigação sobre métodos e controle na fiscalização orçamentária e financeira, dentre outras. Desde 2019, o IRB recebeu adesão de todos os tribunais de contas dos estados e municípios, com 32 membros titulares.