Oficina capacita em SAPL alunos de sete cidades e da Assembleia de Alagoas

Foram quatro dias de curso no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB); expectativa é de mais parlamentos informatizados, com economia de papel e processo legislativo mais ágil
29/09/2023 11h40

Vereadores e servidores de câmaras municipais de três estados e também da Assembleia Legislativa de Alagoas estiveram no Senado nesta semana, entre os dias 25 e 28, para conhecerem o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O minicurso, oferecido pelo Programa Interlegis, teve como objetivo capacitar as equipes para implantar e configurar a ferramenta.

Por meio do SAPL, as casas parlamentares têm toda sua rotina informatizada, desde a criação de uma proposta até sua votação final, que pode ser acompanhada por vereadores ou deputados estaduais e pela população, por meio de um painel eletrônico. Tanto o sistema quanto a capacitação para utilizá-lo são oferecidos gratuitamente pelo Senado Federal. 

O trabalho do instrutor Rodrigo Luz e da monitora Denise Gomes junto aos 26 alunos ganhou elogios. Para Wanessa Cecília, da Câmara Municipal de Campo Alegre de Goiás (GO), a oficina facilitou e muito o manuseio do SAPL.

“O sistema é muito prático e as aulas são super didáticas. Vai ser de muito proveito para os servidores e para a população", completou Wanessa. 

Elogio dos alunos, realização do professor. Rodrigo Luz acredita que o sucesso da oficina é um incentivo à participação de mais servidores e parlamentares nos próximos eventos. Ele também chamou a atenção para a diversidade de participantes. 

“O grande diferencial, nesta edição, foi a presença de parlamentos que já utilizam o sistema, de casas que estão iniciando esta operação e de outras que não conheciam a ferramenta. Vale ressaltar que as câmaras que ainda não utilizam o SAPL têm uma excelente oportunidade de fazê-lo através dos cursos e oficinas que são ministradas pelo ILB-Interlegis”, convidou Rodrigo Luz. 

Ao todo, foram 26 alunos nesta edição, vindos das cidades mineiras de Buritis, Januária, Araporã e Santana do Paraíso, dos municípios goianos de Pires do Rio e de Campo Alegre, além de representantes da Câmara Municipal de Querência, de Mato Grosso, e da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Texto: Pedro Ícaro

Sob supervisão de Nilo Bairros