Interlegis lança Campanha Mulher não é Laranja

A campanha é voltada à conscientização de mulheres e para mulheres sobre candidaturas femininas nas eleições. Nas últimas eleições municipais (2020) as candidaturas cresceram 33,3% em comparação ao último pleito em 2016 (31,9%). Sendo o eleitorado feminino de 53% do total do eleitorado brasileiro.
14/06/2024 11h39

O Interlegis, programa do Senado Federal voltado à modernização e à eficiência nas casas legislativas, incentiva a campanha “Mulher não é Laranja”. 

A campanha é voltada à conscientização de mulheres e para mulheres sobre candidaturas femininas nas eleições. Nas últimas eleições municipais (2020) as candidaturas cresceram 33,3% em comparação ao último pleito em 2016 (31,9%). Sendo o eleitorado feminino de 53% do total do eleitorado brasileiro.

A fraude à cota de gênero consiste no que diz respeito ao percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, tais como: votação zerada ou inexpressiva; prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira relevante; ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros.

Para as eleições, sabemos que estimular candidaturas femininas, levando em conta a observância da cota de gênero na disputa eleitoral, é considerado um verdadeiro desafio aos partidos políticos, tradicionalmente habituados a proporem candidaturas de homens. 

Para exemplificar, um partido que requeira o registro de (10) dez candidaturas, destes, no mínimo, (03) três serão de mulheres.

O Interlegis incentiva que a participação feminina na política seja legítima.

Mulher faça VALER a sua atuação política!