Parceria no Ceará promete economia, transparência e soluções tecnológicas

ILB/Interlegis, Assembleia Legislativa e UNIPACE se unem para fortalecer os legislativos estadual e municipais
31/05/2023 17h01

A população cearense ficará mais próxima do legislativo; e os parlamentos municipais e estadual, mais baratos. Isso será possível graças a uma série de ferramentas que serão disponibilizadas pelo ILB/Interlegis, que assinou, em 14 de julho, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Assembleia Legislativa do Ceará e com a Escola do Parlamento Cearense (Unipace).

A inciativa prevê a aplicação de produtos tecnológicos desenvolvidos pelo Interlegis e a capacitação de servidores e parlamentares em treinamentos presenciais. Os objetivos são a promoção da transparência; a prestação de contas; a participação cidadã; e a eficiência da máquina pública, que será obtida com a modernização das câmaras municipais.

Mas não se pode esquecer a economia de gastos, um dos principais benefícios do acordo, uma vez que o ILB-Interlegis disponibiliza gratuitamente os sistemas. Ou seja, a parceria deve promover melhor utilização dos recursos públicos e otimização dos processos legislativos.

Transparência – Ferramenta importante na relação com os legislativos, o portal modelo disponibilizado pelo interlegis ajuda as câmaras municipais a criar e a alimentar os espaços de transparência. Nessa página, os cidadãos acessam informações sobre a atuação dos vereadores, projetos de lei, resultados das sessões legislativas, despesas, entre outras informações relevantes.


Texto: Pedro Ícaro
Supervisão: Débora Pais