Inscrições para a primeira turma do LegisCon de 2023 abrem dia 27 de março

Inscrições para a primeira turma do LegisCon de 2023 abrem dia 27 de março
22/03/2023 11h57

Escola do Legislativo, prepare-se para assumir um papel definitivo na formação dos agentes legislativos do seu município!

A segunda turma do curso Legislativo em Contexto – LegisCon está chegando. As inscrições estarão abertas a partir do dia 27 de março e o curso terá início no dia 13 de abril. Esta turma será formada exclusivamente por alunos indicados pelas instituições que manifestarem interesse em se tornarem parceiras do ILB-Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal –, na Estratégia Nacional de Formação de Agentes Legislativos Locais.

Os participantes, além do certificado do curso, também serão preparados para se tornarem professores-tutores das turmas gerenciadas pelas escolas parceiras já no próximo semestre. O LegisCon foi desenhado para que as próprias escolas possam abrir e formar turmas, sob a supervisão do ILB, organizador do curso.

 

Sobre o LegisCon

A turma-piloto do LegisCon ocorreu no final de 2022.  A partir de então, o  curso passou por reformulações necessárias para atingir seu objetivo principal: transformar a atuação parlamentar em âmbito municipal. Trata-se de uma trilha de conhecimento que prevê atividades de ambientação e contextualização, incluindo conteúdo formativo e ações de sensibilização sobre os temas propostos, bem como atividades para aprofundamento da aprendizagem adquirida, fóruns, encontro com o especialista e avaliações.

O LegisCon é realizado na modalidade on-line, com tutoria, por meio da Plataforma Saberes, o ambiente virtual de aprendizagem do Senado. Ele tem 60 horas de carga horária e duração de seis semanas. O aluno define o ritmo dos seus estudos, tendo o acompanhamento do professor-tutor – que será treinado nesta turma que inicia em abril –  e do coordenador.

Ao longo do processo, os alunos se familiarizam com um conjunto de temáticas de natureza institucional, tributária, financeiro-orçamentária e de políticas públicas consideradas centrais para a atuação parlamentar em nível municipal. Vereadores, assessores, servidores do legislativo municipal e gestores são, portanto, o público-alvo do LegisCon.

 

Para garantir sua vaga

No link a seguir, está descrito o procedimento necessário para a escola do Legislativo garantir vagas para seus alunos na turma do dia 13 de abril. Clique aqui.

Caso os indicados não tenham cadastro na plataforma Saberes, deverão fazê-lo acessando  https://saberes.senado.leg.br/.

Leia com atenção e siga o passo a passo para não perder a oportunidade de ser uma escola polo do curso LegisCon e ajudar na formação de agentes legislativos mais cientes do seu papel constitucional.

Para saber mais, entre em contato no e-mail  ilbead@senado.leg.br.