ILB/Interlegis finaliza participação no maior evento parlamentar da América Latina com novas parcerias com Assembleias Legislativas

25ª Conferência da Unale segue até sexta-feira (11), em Recife
14/11/2022 08h47

Na última sexta-feira (11) teve seu encerramento a  25ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), com participação integral do ILB/Interlegis. Foram realizados nos três dias de evento painéis, mesas redondas e palestras diversas que envolviam o aperfeiçoamento do exercício parlamentar. Luís Fernando Pires Machado, Coordenador-Geral do Interlegis, apresentou os cursos e ferramentas do Instituto aos legisladores.

 

“O papel do Interlegis na 25º Conferência Nacional da Unale foi o de contribuir com a capacitação e a oferta de produtos e serviços do Interlegis reforçando, assim como diz o tema desta edição: Rumo ao Parlamento do Futuro, a educação legislativa,” explicou.

 

Cerca de 1000 parlamentares do Brasil e de outros países compareceram à Conferência e o Interlegis esteve presente com uma equipe e um stand para apresentar todos os produtos e serviços disponíveis para os legisladores e formalizar com as casas legislativas Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), condição para que elas possam  aproveitar todos os recursos do ILB/Interlegis. Eventos como o realizado pela Unale possibilitam a atuação do Interlegis/ILB para além das fronteiras, disse a servidora do Interlegis/ILB, Danielle Abud.

 

“É uma grande oportunidade, não só para conhecermos o trabalho de outras instituições fora do país, mas também para estabelecer laços por meio dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT). Não somente assinar Acordos, mas, também, abrir uma janela de oportunidades para a troca de experiências, um excelente caminho para tratarmos  questões importantes, tanto na área da tecnologia quanto na formação de gestores públicos”, comentou a servidora.

 

Foram assinados ACTs com as Assembleias Legislativas de Pernambuco, Pará, Ceará, e com a Câmara Legislativa de Itapissuma - PE.

 

“O saldo foi muito positivo pois firmamos parceria com a Assembleia anfitriã. O Interlegis fez uma participação fundamental neste evento”, explicou o servidor Interlegis/ILB, José Bonifácio Júnior, que integrou a equipe que viajou para Recife.

 

Texto: Pedro Ícaro

Supervisão: Débora Pais