ILB/Interlegis fecha o ano com mais de 3 mil alunos capacitados

Ano de conquistas, ILB/Interlegis beneficiou 3.496 alunos de todo Brasil e a oficina de SAPL foi a mais requerida
28/12/2023 14h23

Com o encerramento de 2023, o sentimento da equipe Interlegis é de dever cumprido. E os números mostram que não se trata, aqui, de um bordão. Foram 106 oficinas ministradas em todas as regiões do país e 3.496 alunos capacitados, mais que o dobro do ano anterior, que havia registrado 75 oficinas para 1.444 alunos e alunas. Para Fernando Meneguin, diretor-executivo do ILB/Interlegis, os resultados resumem uma trajetória de superação de obstáculos na busca de tornar a gestão cada vez mais eficiente.

“Procuramos promover as ações educacionais de maneira a colaborar com os planos estratégicos do Senado, sem descuidar das necessidades básicas dos servidores. Uma das medidas foi atuar fortemente na área legislativa, estando atento às novas pautas, bem como aos processos internos recorrentes, como a elaboração de emendas ao orçamento”, ressalta o diretor-executivo. 

As oficinas Interlegis são realizadas de forma on-line e presencial. Neste ano, 25 foram ministradas em formato virtual, enquanto 81 foram dadas presencialmente. Esse também foi um ano de estreia. Pela primeira vez o Interlegis ofertou a oficina de Organização de Gabinete Parlamentar. O instrutor, Aires Neves, ressalta a importância do tema para as casas que passarão por possíveis transições.

“A boa organização do ambiente interno de um gabinete político-parlamentar tem efeitos diretos no desempenho do mandato. São saberes muito específicos da área mais imediata de assessoramento parlamentar, que deve ser desenvolvida e sistematizada. Nossa expectativa é a de iniciar já em fevereiro com novas turmas, especialmente em um ano de renovação das Casas”, explicou Aires Neves.

A oficina mais requerida pelas casas legislativas em 2023 foi a de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Um total de 20 cidades brasileiras receberam essas aulas de forma presencial. Em segundo lugar, as oficinas de Gestão Pública Sustentável e Portal Modelo, que foram ministradas em 14 municípios.

“A aplicação do tema da sustentabilidade não é uma preferência do gestor, é uma obrigatoriedade normativa que se aplica a todos, indistintamente. Além disso, é incumbência do poder legislativo atuar com responsabilidade com relação às questões ambientais, sociais e econômicas. Dessa forma, a adoção de práticas sustentáveis gera diminuição dos impactos ambientais negativos, inclusão social e eficiência do gasto público”, diz Danielle Abud, instrutora da oficina de Gestão Pública Sustentável. 

Próximas oficinas - Você já pode se inscrever nas oficinas 2024, confira a lista abaixo e venha fazer parte de um sistema legislativo cada vez mais moderno e eficiente.

20/02 - Oficina de LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados em Câmara Municipal de Boituva (SP)

22/02 - Oficina de SAPL - PRESENCIAL em Câmara Municipal de Ibotirama (BA)

23/02 - Oficina de Portal Modelo em Câmara Municipal de Ibotirama (BA)

27/02 - Oficina de Marcos Jurídicos - Câmara Municipal de Uberaba - MG

Texto por Pedro Ícaro

Supervisão de Nilo Bairros