Do Sul ao Nordeste: Oficinas percorrem o Brasil e capacitam câmaras municipais

Piauí e Paraná receberam três oficinas, somando 57 alunos; na próxima semana, Sudeste e Sul são destinos do Interlegis
01/11/2023 18h18

Mesmo com a semana reduzida devido ao feriado de finados, o IL/Interlegis não para e leva capacitação e modernização a diversas regiões do país. Entre os dias 30 e 31 de outubro, São Raimundo Nonato, no Piauí, recebeu a oficina de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) com o instrutor Rodrigo Luz e monitoria de JB Góis;  Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, recebeu oficinas em dose dupla, de Planejamento Estratégico, com o instrutor Fábio Renato, e de Gestão Pública Sustentável, com a instrutora Danielle Abud, ambas monitoradas pela servidora Bruna Fraga. 

“O trabalho de formação de gestores públicos é constituído de várias etapas, tratamos primeiro os conceitos de sustentabilidade e na sequência tem uma parte prática da metodologia, quando os agentes públicos simulam um plano de logística sustentável com base nos materiais e nas informações que são compartilhadas. O objetivo é que possamos finalizar esse trabalho com a estruturação metodológica de como elaborar um plano de logística sustentável e aplicá-lo na prática”, explicou Danielle.

Ao todo, 57 pessoas foram capacitadas nos cursos ofertados pelo ILB/Interlegis. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, houve a presença da Câmara Municipal de Santa Terezinha de Itaipu (PR) na oficina de Gestão Pública Sustentável. O município já recebeu premiação em sustentabilidade e pôde compartilhar essa experiência com os outros órgãos.

“É a minha primeira participação em um curso do Interlegis. A nossa cidade é reconhecida como a cidade mais sustentável do Brasil no prêmio Band Cidades Excelentes e é uma honra apresentar isso aqui em Foz, assim como vermos as possibilidades de adequar ainda mais o nosso município dentro da sustentabilidade e da acessibilidade”, contou Andressa Wirschke, diretora administrativa da Câmara Municipal de Santa Terezinha de Itaipu.

Confira abaixo onde o Interlegis estará em sala de aula na próxima semana. E, atenção, ainda dá tempo de se inscrever.

Texto por Pedro Ícaro

Supervisão: Nilo Bairros