Atualização da tecnologia responsável pelo Portal Modelo é apresentada em evento

Servidora do Interlegis expõe processos para a implementação do Plone 6 em Simpósio
21/11/2022 16h05

Na última sexta-feira (18), a servidora do ILB/Interlegis, Rafahela Bazzanella, fez uma apresentação durante o Plone Symposium South America, em Brasília,  onde falou sobre o Plone 6 - uma atualização da tecnologia utilizada no Portal Modelo. O evento contou com  representantes dos Correios, do Tribunal Superior Eleitoral, do Ministério Público Federal, da Empresa Brasil de Comunicação, do Instituto Federal de Brasília e da Plone Foundation.

“Já passamos pela fase de análise junto às Câmaras para entender a necessidade de cada Casa Legislativa e implementamos demandas, como a nova estrutura de organização do Portal, por exemplo, com o auxílio da Secretaria de Comunicação do Senado que desenvolveu layouts com usabilidade e acessibilidade”, explicou a servidora.

Desde abril, a comunidade PloneGov-BR vem retomando as atividades presenciais com eventos diversos, como World Plone Day, reuniões de alinhamento e lives para demonstrar o Plone na prática.

“Até o ano que vem vamos ter um Portal atualizado. Como são 1.300 Casas com algum tipo de hospedagem, vamos migrando as maiores primeiro. Estamos pensando em deixar os dados em um banco em vez de deixar no Plone em si, para ficar mais prática a integração para as Câmaras que possuem outros sistemas”, disse Rafahela, em sua apresentação no evento.

Texto: Pedro Ícaro
Supervisão: Débora Pais