Programa Jovem Senador 2025 está com inscrições abertas até 30 de abril

19/02/2025 15h03

Estudantes do ensino médio de escolas públicas têm até 30 de abril para se inscrever no Programa Jovem Senador 2025, uma iniciativa do Senado Federal que simula a experiência legislativa. Podem participar alunos com até 19 anos completados até 31 de dezembro de 2025.

Neste ano, o tema do concurso de redação é "Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente". Os textos serão avaliados pelas secretarias estaduais de educação, que selecionarão os 27 melhores trabalhos — um por unidade da Federação.

Os vencedores ganharão uma viagem a Brasília para participar da “Semana de Vivência Legislativa”, entre 18 e 22 de agosto. Durante o evento, os jovens senadores vão conhecer o funcionamento do processo legislativo, debater propostas e elaborar sugestões que poderão se tornar projetos de lei.

As despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo programa tanto para os estudantes quanto para seus professores orientadores.

Em entrevista ao Interlegis, Davi Baia, que representou Minas Gerais na edição de 2024, destacou a importância da iniciativa. "O programa me mostrou como a política pode ser uma ferramenta de transformação. Foi uma experiência única, que ampliou minha visão sobre o papel do Legislativo", afirmou.

O Programa Jovem Senador é uma oportunidade para os estudantes se aproximarem da política e do processo democrático, além de servir como um estímulo para quem deseja seguir carreira na área pública.

INTERLEGIS: Qual foi a experiência mais marcante que você teve durante a Semana de Vivência Legislativa?

DAVI BAIA: Uma das experiências que mais me marcou foi quando fui eleito Presidente da Mesa, com 13 votos. Perceber que tantos dos meus "irmãos" confiavam em mim para isso, ao mesmo tempo que eu me lembrava de toda a minha trajetória antes de chegar até ali, de que o menino pobre que vende doces no centro da cidade podia conhecer a capital e discursar pro país ouvir, tudo graças ao esforço e ao estudo, foi algo emocionante e que me fez pensar o quanto toda luta valeu a pena.

INTERLEGIS: Você apresentou uma proposta ou sugestão durante o programa? E Como foi a experiência de defender suas ideias e ouvir as opiniões dos outros jovens senadores?

DAVI BAIA: Eu levei pelo menos 4 propostas legislativas: uma voltada para o apoio às pessoas refugiadas, uma sobre a segurança nas escolas, uma sobre a abordagem da Constituição nas escolas e uma última (que elaborei em parceria com o Jovem Senador do Pará, Renan Bastos Nogueira), sobre a implementação de idiomas indígenas como disciplina da base curricular. Ter a chance não só de representar meu Estado, mas também de ajudar a melhorar meu país, foi um privilégio que nunca imaginei que teria, e ver como cada um dos meus colegas tinham ideias tão criativas e altruístas e cada um queria um futuro melhor com base nas suas próprias vivências pessoais, me trouxe uma sensação de que juntos nós realmente poderíamos alcançar o país que nós tanto desejávamos.

INTERLEGIS: Como o Programa Jovem Senador influenciou sua vida e seus planos futuros? Você sente que o programa o inspirou a se envolver mais na política ou a buscar uma carreira relacionada?

DAVI BAIA: Acho que não é exagero dizer que o programa me "tirou do escuro" em diversos sentidos. Por mais que eu sempre buscasse me informar e entender tudo, eu confesso que muita coisa eu fui descobrir ou compreender depois dessa experiência. Ela abriu um oceano de possibilidades e pensamentos na minha cabeça e me motivou a buscar entender muita coisa, e ter esse contato com o Poder Legislativo me trouxe uma visão muito mais complexa sobre a política. Foi durante o programa que eu conheci e me interessei pela graduação, que consegui passar pelo Enem, a de Relações Internacionais. Confesso que depois disso tudo, estou muito mais motivado a ingressar futuramente na política de alguma forma e quem sabe daqui alguns bons anos me tornar senador ou ministro de Estado, eu quero realmente lutar pelo país que eu tenho orgulho de ter nascido e sei o quanto é importante ter gente como a gente lá em cima.

Além de aprenderem como funciona o poder legislativo e apresentarem suas propostas, os jovens senadores, desenvolvem habilidades de liderança, comunicação e pensamento crítico por meio da participação em debates, conhecem e interagem com parlamentares e especialistas em diferentes áreas.

As inscrições para participar do Programa Jovem Senador vão até o dia 30 de abril no site:
https://www12.senado.leg.br/jovemsenador

Por João Victor Rodrigues