Interlegis estreita relações com Câmaras de SP no encontro da APEL

18/11/2025 14h18

Mais de 170 parlamentares, servidores e especialistas de 36 municípios do estado de São Paulo participaram do 16º encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo (Apel). Realizado na Câmara Municipal de Campinas (SP) em 17 de outubro, o evento foi marcado pela troca de experiências em inovação, transparência e gestão pública entre os participantes.

O Interlegis marcou presença com uma equipe que atendeu as Câmaras interessadas em conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos gratuitamente pelo Senado. Para Cintia Serasuela Papile, coordenadora da Escola do Legislativo de Porto Feliz (SP), “os produtos do Interlegis são fundamentais para o aprimoramento da atividade legislativa e para a promoção da transparência e da participação cidadã.”

Durante o encontro, foi destacada a importância das escolas do legislativo na capacitação de profissionais para melhorar a gestão pública e a representação democrática.

O encontro também foi palco de lançamento do aplicativo E-LegisPC, desenvolvido pela Escola de Poços de Caldas (MG), uma ferramenta inovadora para a transparência pública, e pela realização do painel "Constituição em Miúdos", desenvolvido pela escritora Madu Macedo em parceria com o Senado, promovendo cidadania e educação constitucional para crianças de forma lúdica.

Um dos palestrantes do encontro, o diretor-executivo em exercício do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Nilo Bairros, destacou os produtos oferecidos pelo programa Interlegis, entre eles o Portal Modelo, plataforma online com ferramentas para auxiliar as casas legislativas na gestão transparente de suas atividades e na prestação de serviços à população.

Nilo também apresentou aos participantes a Cartilha da Vereadora, instrumento que promove e estimula a participação feminina na política municipal, e as oficinas promovidas pelo Programa Interlegis nas câmaras, que têm alcançado grande sucesso entre vereadores, servidores e colaboradores.

Além disso, ele adiantou que em breve será oferecida uma oficina sobre captação de recursos para o idoso, inspirada na boa repercussão da oficina de captação de recursos para a criança e o adolescente, com o objetivo de capacitar os legisladores a obter recursos para melhorar as políticas públicas voltadas a essa população.

"É uma oficina muito importante porque tem dinheiro parado em Brasília, tem dinheiro de fundos que estão lá. São fundos constitucionais que muitas vezes não são acessados porque faltam projetos bons", declarou o coordenador.

Ao final do evento, a presidente da APEL, Nelly Castanheira, apresentou as novas iniciativas da associação, como o 3º Congresso de Comunicação do Legislativo, que acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, em Praia Grande (SP), e o Prêmio APEL 2025, a ser entregue durante o 17º Encontro da APEL, em 20 de março, na Câmara Municipal de Barueri (SP).

Por João Victor Rodrigues

Edição: Renina Valejo/Flávio Faria