15º EnGITEC bate recorde e reúne mais de 360 pessoas em Brasília

13/06/2025 15h13

Semana de capacitação do Interlegis envolveu oficinas e debates para servidores e parlamentares de todos os estados.

O 15º EnGITEC, maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo, reuniu em Brasília, entre os dias 2 e 6 de junho, mais de 360 representantes de câmaras de vereadores e assembleias de todo o país. Promovido pelo Senado por meio do ILB/Cointer, o encontro, que já soma duas décadas de edições (com interrupções durante a pandemia), teve como destaque a participação ativa da comunidade Interlegis, que nos últimos meses definiu os conteúdos formativos do evento em fóruns mediados pelo Senado.

A edição de 2025, realizada no Instituto Serzedello Corrêa, escola de governo do Tribunal de Contas da União, foi a maior já realizada. O Tribunal cedeu salas de aula para oficinas nos primeiros dias e seu auditório principal para três dias de palestras.

Segundo Nilo Bairros, diretor em exercício do ILB, que liderou a Cointer nos últimos dois anos, o objetivo principal foi manter o enfoque tecnológico do EnGITEC, em linha com sua origem no Grupo Interlegis de Tecnologia (Gitec). "Nosso esforço em 2025 foi agregar conteúdos formativos fundamentais para o exercício dos mandatos estaduais e municipais e para a capacitação dos servidores das casas legislativas", afirmou.

Além de oficinas e palestras, o evento incluiu duas tardes de encontros voltados para temas como fiscalização municipal, emendas orçamentárias federais, técnica legislativa, prerrogativas dos vereadores e comunicação para mandatos. O evento contou com a participação ativa de diversas áreas do Senado, cujos servidores compartilharam experiências e conhecimentos práticos com os participantes.

"A interação entre profissionais e parlamentares de diversas regiões do país é uma oportunidade única para trocar experiências sobre problemas comuns e soluções desenvolvidas em diferentes contextos", destacou Tadeu Sposito, gestor do Núcleo de Mídias Sociais da Secom.

Adriano Torres, coordenador do Escritório de Governança, responsável por reunir diversas experiências de uso de inteligência artificial no Senado, salientou os benefícios para a Casa. “Os cases apresentados pelos palestrantes, bem como as perguntas enviadas pela plateia, nos ajudam a refletir sobre os caminhos que podemos utilizar para a implantação de processos relacionados à inteligência artificial no Senado."

O 15º EnGITEC contou ainda com a colaboração de servidores do Prodasen, SADCON, ADVOSF, NCAS, SGIDOC, EGOV, E-Cidadania e ILB. O Tribunal de Contas da União também apresentou conteúdos no evento.

As oficinas também foram outro grande destaque do evento, com um total de 12 oficinas que trouxeram aprendizado e capacitação para os participantes. Entre elas, a oficina de Portal Modelo, ministrada pelos instrutores José Bonifácio de Góis Júnior e Robério Rebeca, onde os participantes aprenderam a criar portais institucionais personalizados e eficientes, utilizando as melhores práticas de design e desenvolvimento web.

A oficina de Licitações e Contratos, ministrada pelos instrutores Alexandre Mattos e Juliana Almeida, abordou temas relevantes para a gestão pública.

A oficina de Inteligência Artificial em casas legislativas, ministrada pelo instrutor Claudio Pinheiro, discutiu a aplicação da IA em contextos legislativos.

“O maior aprendizado que eu tive aqui hoje foi o conhecimento de leis e cada vez mais da internet, que está abrangendo nosso Brasil, acho que esse aprendizado vai ser muito importante para nós”.  Declarou o vereador Paulo Sérgio da Silva (União).

O Interlegis conversou com Adriano Justino (PSD), vereador e presidente da Câmara Municipal de São José da Barra de Minas Gerais.

Confira a entrevista com o vereador.

Interlegis: Vereador, qual foi o principal aprendizado que o senhor leva aqui do evento? 

Adriano Justino: Da aplicação da inteligência artificial nas câmaras para trazer mais transparência para os cidadãos.

Interlegis: O senhor pretende aplicar os conhecimentos adquiridos hoje na sua atuação como vereador? E como?

Adriano Justino: Com certeza, isso é uma coisa que vai agregar, como eu te disse anteriormente, em transparência para o povo, então nós vamos contribuir para que o cidadão seja mais esclarecido.

Interlegis: O que o senhor achou do evento?

Adriano Justino: Muito bom. Quero parabenizar o Interlegis pelo evento. São várias oficinas e a gente colhe informações para levar para a nossa cidade e implantar uma boa gestão para os munícipes.

Com uma programação diversificada e atraente, o Engitec consolidou-se como um importante espaço para capacitação e networking, contribuindo para uma gestão mais eficaz e inovadora, com aprendizado contínuo. A realização do evento foi um sucesso e a próxima edição já é aguardada com grande expectativa.

Por Marco Reis e João Victor Rodrigues