Senado federal aprova indicações para cargos nas diretorias do DNIT e da Ancine

O Plenário aprovou, nesta quarta-feira (13), indicações para diretorias do DNIT e para a Agência Nacional do Cinema (Ancine), além de nomes de diplomatas para comandar representações brasileiras no exterior.
13/09/2023 19h40

Brasília – Em sessão conduzida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Plenário aprovou, nesta quarta-feira (13), indicações para diretorias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e para a Agência Nacional do Cinema (Ancine), além de nomes de diplomatas para comandar representações brasileiras no exterior.

Foi aprovada a indicação de Marcos de Brito Campos Júnior para o cargo de diretor de administração e finanças do DNIT. Para a Ancine, foi aprovado o nome de Paulo Xavier Alcoforado, que assume o cargo em decorrência do término do mandato de Mariana Ribas da Silva.

O Plenário ainda chancelou quatro indicações de diplomatas para chefiar postos brasileiros no exterior: Maria Clara Duclos Carisio (Bósnia e Herzegovina); Maria Edileuza Fontenele Reis (Suécio e Letônia); Gilberto Fonseca Guimarães de Moura (Filipinas, Palau, Estados Federados da Micronésia e Ilhas Marshall); e Marcelo Otávio Dantas Loures da Costa (Catar).

De acordo com a Constituição Federal (CF), figuram entre as competências privativas do Senado Federal a análise, aprovação ou rejeição, das indicações para a composição dos poderes Executivo e Judiciário, entre elas os cargos de direção das agências reguladoras, autarquias e em relação aos chefes de missão diplomática.