Senado Federal aprova a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central
Brasília - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta terça-feira (8), sessão deliberativa na qual foi aprovada a indicação de Gabriel Muricca Galípolo para exercer o cargo de presidente do Banco Central do Brasil, na vaga decorrente do término do mandato de Roberto de Oliveira Campos Neto, em 31 de dezembro deste ano. A votação obteve 66 votos favoráveis e 5 contrários. O economista, que atualmente é diretor de política monetária do BC, terá um mandato de 2025 a 2028.
Antes da votação em Plenário, Galípolo passou por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, quando foi aprovado por unanimidade pelo colegiado. A mensagem com a indicação do novo presidente do Banco Central, de autoria da Presidência da República, contou com relatório do senador Jaques Wagner (PT/BA).
Os senadores ainda aprovaram o projeto de lei do Senado (PLS) 170/2018, que determina que as atividades de monitoria do ensino médio deverão ser reguladas por normas dos sistemas de ensino, como a Lei 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação. A proposta foi apresentada por estudantes que participaram do Programa Jovem Senador, uma iniciativa do Senado Federal. A matéria vai para a Câmara dos Deputados.
Extrapauta
O Plenário analisou o PL 4.674/2019, que confere ao município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, o título de Capital Nacional dos Atiradores. A justificativa da proposição traz que a cidade catarinense concentra “cultura e tradições germânicas relacionadas à prática do tiro, e em especial à famosa Festa do Tiro que acontece em novembro nesta cidade”. A matéria vai à sanção.
Ainda segue à sanção, o PL 3.931/2021, que institui o “Outubrinho Rosa”, para prevenir doenças entre meninas de até 15 anos de idade. A campanha tem como objetivo estimular as famílias a utilizar as redes de atenção à saúde para prevenir nódulos mamários, amenorreia primária, dores pélvicas, sangramentos e lesões genitais, que podem ser diagnosticados e tratados precocemente.
Dois empréstimos internacionais foram aprovados em Plenário para o Estado da Bahia. O projeto de resolução (PRS) 42/2024 autoriza a contratação de operação financeira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento do Programa de Fortalecimento do SUS no estado. Já o PRS 43/2024 garante recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF) para o Projeto Sistema Viário Integrado do Estado da Bahia Ponte Salvador Ilha de Itaparica. As proposições vão à promulgação.