Senado aprova nomes de autoridades para cargos em órgãos da Justiça e embaixadas

Na sessão, foram aprovados os nomes de dois ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
22/11/2022 21h15

Brasília – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta terça-feira (22), a votação presencial da indicação de autoridades para ocuparem cargos públicos e a de chefes de missões diplomáticas. Na sessão, foram aprovados os nomes de dois ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Assim, Messod Azulay Neto, juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, assumirá a vaga do ministro Napoleão Nunes Maia Filho. Já Paulo Sérgio Domingues, juiz federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ocupará a cadeira do ministro Nefi Cordeiro.

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Liana Chaib, foi conduzida ao cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva. Foram confirmadas duas reconduções pelos senadores: Engels Augusto Muniz, ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ambos ocuparão por mais dois anos as vagas destinadas ao Senado Federal nos respectivos conselhos.

Embaixadas

Os senadores aprovaram cinco indicações de diplomatas para chefiar postos do Brasil no exterior. Outros dois ministros de primeira classe do Ministério das Relações Exteriores foram confirmados como representantes do Brasil na Organização das Nações Unidas, um para a FAO e outro para a UNESCO.

Confira a lista de diplomatas aprovados pelo Plenário:

Fernando José Marroni de Abreu – embaixador na República da Tunísia

Evaldo Freire – embaixador na República Islâmica da Mauritânia

Leonardo Carvalho Monteiro – embaixador na República da Guiné Equatorial

Rubem Guimarães Coan Fabro Amaral – embaixador na República do Sudão

Carla Barroso Carneiro – representante na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO

Paula Alves de Souza – delegada permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO

Márcio Fagundes do Nascimento – embaixador no Reino Haxemita da Jordânia