Senado aprova MP que aumenta oferta de oxigênio medicinal no país

A medida visa aumentar a oferta de oxigênio no país, um dos principais insumos utilizados pelos hospitais para tratar casos graves do novo coronavírus.
22/06/2021 23h24

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), conduziu, nesta terça-feira (22), sessão remota na qual foi aprovada a Medida Provisória (MP) 1.033/2021 que dispensa, durante o ano de 2021, as empresas produtoras de oxigênio medicinal localizadas em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) de destinarem 80% das vendas do produto para o exterior, como exigido por lei. A medida visa aumentar a oferta de oxigênio no país, um dos principais insumos utilizados pelos hospitais para tratar casos graves do novo coronavírus.

Senado aprova MP que aumenta oferta de oxigênio medicinal no país. Foto: Pedro Gontijo

O incentivo concedido à produção e ao comércio do gás acontece após a falta de oxigênio medicinal no Amazonas, em janeiro, e em outros estados ao longo da pandemia. Após manifestação contrária de senadores ao parecer apresentado pelo relator no Senado do Projeto de Lei de Conversão (PLV) enviado pela Câmara dos Deputados, a proposta foi aprovada na forma do texto original enviado pelo Executivo. A MP retorna para análise dos deputados.

Tributação de instituições financeiras

Também volta para o exame da Câmara, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 12/2021, oriundo da MP 1034/2021, que aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido de instituições financeiras (CSLL).

A matéria também promove outras mudanças tributárias, como a redução dos incentivos para a indústria química e petroquímica no âmbito do Regime Especial da Indústria Química (Reiq) e questões que envolvem a aquisição de veículos com desconto para pessoas com deficiência.

A proposta, que contou com o parecer do senador Ciro Nogueira (PP-PI) na Casa, foi editada pelo governo para compensar a redução de tributos sobre o óleo diesel e o gás de cozinha.