Senado aprova decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal

Sob a condução do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Plenário aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de decreto legislativo que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal (PDL 1/2023).
11/01/2023 11h05

Brasília – Sob a condução do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Plenário aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de decreto legislativo que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal (PDL 1/2023). A medida tem como objetivo restabelecer a ordem pública de Brasília, após atos de vandalismo praticados contra os edifícios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), no domingo (8).

Senado aprova decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal

Editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após os ataques contra os equipamentos públicos, o Decreto Presidencial 11.377, de 8 de janeiro de 2023, tem validade até 31 de janeiro. O PDL 1/2023, relatado pelo senador Davi Alcolumbre (PSD-AP), determina a nomeação do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, como interventor no Distrito Federal.

Subordinado ao presidente da República, o interventor pode requisitar, se necessário, recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal. A matéria, que segue à promulgação, foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite de segunda-feira (9).

Intervenção federal

A intervenção federal está prevista no artigo 34 da Constituição para “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública” e “garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação”. O decreto deve ser submetido à apreciação do Parlamento. Por razão do recesso parlamentar, Rodrigo Pacheco convocou extraordinariamente senadores e deputados para deliberar sobre o decreto federal.