Senado aprova compensação de R$ 27 bi da União para estados e municípios

A iniciativa atende ao pleito de prefeitos e governadores, que se reuniram nos últimos dias com Pacheco solicitando a votação da matéria.
04/10/2023 23h12

Brasília – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta quarta-feira (4), sessão na qual foi aprovado o projeto de lei complementar que estabelece a compensação de R$ 27 bilhões da União para os estados, municípios e Distrito Federal em razão da perda de receita provocada pela desoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidente sobre a venda de combustíveis, ocorrido entre junho a dezembro de 2022.

A iniciativa atende ao pleito de prefeitos e governadores, que se reuniram nos últimos dias com Pacheco solicitando a votação da matéria.

A análise do PLP 136/2023 em Plenário aconteceu após a aprovação de um requerimento de urgência aprovado pelos senadores. Enviado ao Congresso pelo Executivo, o PLP 136/2023 traz as previsões de transferências ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) para recuperar perdas de 2023 em relação a 2022.

“Dizer aos senadores e senadoras que essa é uma das medidas que devemos tomar em favor dos municípios brasileiros, que passam por um momento de dificuldades de arrecadação, dificuldades financeiras, dificuldades econômicas, e nós temos que ter um olhar muito atento aos municípios brasileiros”, disse o presidente do Senado.
O texto recebeu parecer favorável do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). A matéria segue à sanção.

Acordos internacionais

Foram aprovados dois projetos de decreto legislativo que celebram acordos internacionais do Brasil com outros países. O PDL 165/2022 celebra o acordo para a proteção mútua das indicações geográficas nos estados partes do Mercosul.

Já o PDL 264/2022 aprova o texto com a República do Malawi sobre o exercício de atividade remunerada por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico. As proposições seguem à promulgação.