Senado aprova a inclusão de exames pré-natal na rede pública

O Senado aprovou, nesta terça-feira (23), a inclusão dos exames de ecocardiograma fetal e ultrassonografia transvaginal no pré-natal de gestantes atendidas pela rede pública de saúde.
23/05/2023 19h30

Brasília – O Senado aprovou, nesta terça-feira (23), a inclusão dos exames de ecocardiograma fetal e ultrassonografia transvaginal no pré-natal de gestantes atendidas pela rede pública de saúde. A matéria determina ao Sistema Único de Saúde (SUS) a realização de novos procedimentos no protocolo de assistência à gestante para assegurar a identificação precoce e a correção oportuna de anormalidades do bebê na fase intrauterina.

De autoria do senador Weverton (PDT-MA) no período em que exerceu mandato de deputado federal, o PLC 130/2018 foi relatado em Plenário pelo senador e segue à sanção.Ainda na sessão, comandada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram aprovadas três indicações de diplomatas para representarem o governo brasileiro em embaixadas no exterior: Antonio de Aguiar Patriota (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte); Christian Vargas (Cuba); e Frederico Salomão Duque Estrada Meyer (Estado de Israel).

Antes da votação em plenário, os indicados foram sabatinados pelos membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. Está entre as competências privativas do Senado a análise, aprovação ou rejeição, das indicações para os chefes de missão diplomática, de acordo com a Constituição Federal.