Rodrigo Pacheco representará os governos estaduais em comitê de enfrentamento à pandemia

Pacheco disse que a participação do Senado no grupo tem como objetivo tornar conhecidas as demandas urgentes de cada estado e do Distrito Federal para “poder construir soluções e pontes” perante a crise de saúde pública que o país enfrenta por razão da pandemia.
24/03/2021 21h55

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), é o representante dos 27 governadores brasileiros no recém-criado comitê permanente de enfrentamento da Covid-19. Ao informar aos senadores sobre a iniciativa, nesta quarta-feira (24), Pacheco disse que a participação do Senado no grupo tem como objetivo tornar conhecidas as demandas urgentes de cada estado e do Distrito Federal para “poder construir soluções e pontes” perante a crise de saúde pública que o país enfrenta por razão da pandemia..

Rodrigo Pacheco representará os governos estaduais em comitê de enfrentamento à pandemia

Instituído na manhã de hoje, em reunião no Palácio da Alvorada, o grupo é coordenado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, responsável pela área técnica. O comitê reúne representantes do Legislativo e do Executivo, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o procurador-geral da República, Augusto Aras, entre outros. O judiciário indicará um membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para integrar o colegiado.

Pacheco disse que a atuação do Senado no novo grupo é “no sentido de sintetizar as demandas, as necessidades, as impressões dos governadores e levá-las a esse grupo de trabalho para encontrarmos uma forma de conduzir uma grande união nacional neste momento em que a sociedade nos exige essa solução”. Ainda de acordo com ele, todo o trabalho já desenvolvido pela comissão de acompanhamento à Covid-19 da Casa será apresentado ao fórum.

“Este é o papel do Senado Federal, enquanto Casa da Federação, permitir que os governadores e a sociedade se façam representar dentro de um grande ambiente de pacto nacional, porque isso é fundamental para salvar vidas de brasileiros e de brasileiras”, enfatizou Rodrigo Pacheco.

O grupo terá encontros semanais para acompanhar as ações contra a Covid-19 no país.

Informações do Itamaraty

Ainda sobre o enfrentamento da pandemia, o Senado realizou, nesta quarta-feira, sessão de debates temáticos com a presença do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O chanceler foi prestar informações aos senadores sobre a atuação da pasta nos esforços para obtenção de vacinas fabricadas no exterior contra a Covid-19.

A sessão foi convocada em atendimento ao Requerimento 1006/2021, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Em esforço para contribuir na ampla vacinação da população brasileira, Rodrigo Pacheco pediu empenho do MRE nas negociações internacionais para a obtenção de mais vacinas. Com cerca de 5% da população vacinada com a primeira dose, o Brasil registrou, nesta quarta, mais de 300 mil mortes pelo novo coronavírus.

Análise do Orçamento

Rodrigo Pacheco confirmou, para esta quinta-feira (25), a análise do Orçamento de 2021. Em razão da pandemia da Covid-19, as sessões do Congresso Nacional acontecem de forma semipresencial na Câmara e remotamente no Senado, em duas etapas: para os deputados, às 15h, e para os senadores, às 18h.