Rodrigo Pacheco defende projeto nacional durante sessão dos 200 anos da independência

BRASÍLIA – Na sessão solene em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (8), o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu o fomento de um projeto nacional como o caminho para “um efetivo desenvolvimento social e econômico” do país.
08/09/2022 14h21

BRASÍLIA – Na sessão solene em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (8), o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu o fomento de um projeto nacional como o caminho para “um efetivo desenvolvimento social e econômico” do país. O chefe do Legislativo brasileiro enfatizou ainda que esse plano “siga e aprofunde os princípios republicanos e democráticos dos quais não podemos nos afastar” como condição para a sua materialização.

Rodrigo Pacheco defende projeto nacional durante sessão dos 200 anos da independência_a

“É fundamental que tenhamos um projeto nacional que possibilite um efetivo desenvolvimento social e econômico. Um projeto que conduza a um aproveitamento planejado, racional e sustentável das riquezas e dos potenciais do País. Um projeto que culmine na verdadeira melhoria das condições de vida da população brasileira”, afirmou o presidente do Congresso Nacional.

Rodrigo Pacheco ainda disse que, neste processo de um país mais próspero, o Parlamento tem a missão de promover a “harmonização política” e as “transformações cruciais”. “Nós, congressistas, devemos nos inspirar nesse exemplo. Promover a harmonização política. Aprimorar o modelo econômico, fazer as mudanças que visem à prosperidade dos cidadãos. Almejar a fraternidade e a solidariedade social, o respeito recíproco e o respeito às divergências”, disse o senador citando, como exemplo, os desafios enfrentados pelo país no pós-pandemia.

Sessão solene

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e do procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fez um pronunciamento no qual destacou a amizade cultivada e a relação de respeito construída entre as duas nações.

Rodrigo Pacheco defende projeto nacional durante sessão dos 200 anos da independência_b

“Em nome da Presidência do Congresso Nacional, manifestamos nosso profundo agradecimento à vossa excelência, ao povo português, ao seu país, à nossa pátria-mãe, pelos laços de fraternidade que nos unem”, disse Pacheco a Rabelo de Sousa. Os presidentes da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, também participaram da sessão solene.

O encontro contou com a participação do senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência do Brasil, do senador Jean Paul Prates, integrante da comissão. Participaram da sessão os ex-presidentes da República José Sarney e Michel Temer, além de outros senadores e deputados e representantes de corpos diplomáticos, entre diversas autoridades. O hino nacional foi interpretado pela cantora Fafá de Belém.