Rodrigo Pacheco conduz primeira sessão deliberativa de 2022 e cita desafios em ano eleitoral

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta quarta-feira (2), a primeira sessão deliberativa de 2022 na Casa.
02/02/2022 21h57

Brasília - O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta quarta-feira (2), a primeira sessão deliberativa de 2022 na Casa. Mais cedo, Pacheco, que é presidente do Congresso Nacional, discursou durante a sessão solene de abertura da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura e pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da pandemia da Covid-19 e das fortes chuvas registradas no país.

Após um balanço do respaldo dado pelo Legislativo no enfrentamento da crise sanitária e na busca pela retomada do crescimento econômico do Brasil, Rodrigo Pacheco ainda afirmou que é preciso “romper com o paradigma de que, em ano eleitoral, há um engessamento do Poder Legislativo” ao citar a urgência em dar andamento nas reformas Tributária e Administrativa no Parlamento. Ele salientou que o Legislativo não pode perder o ritmo de trabalho em que pese ser um ano eleitoral.

A solenidade de abertura dos trabalhos do Congresso contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. “Teremos mais um desafio no ano que se inicia: a defesa da democracia em um ano eleitoral. A democracia há de ser, antes, um compromisso de todos e de cada um. Que o País não duvide de nossa disposição para manter o ritmo de trabalho que marcou o ano passado e de nosso compromisso em manter e fazer avançar a pauta legislativa”, afirmou Pacheco.

A sessão deliberativa do Senado foi marcada pela renúncia do senador Antonio Anastasia (PSD), que assumirá uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU). Na sequência, foi empossado na vaga de Anastasia o primeiro suplente, o agora senador Alexandre Silveira (PSD).