Pacheco indaga Pazuello sobre previsão de vacinação até o final do ano

“O que é mais importante da reunião foi a fala do ministro da Saúde, quando ele afirma que até o meio do ano nós teremos a metade da população devidamente vacinada no Brasil e toda a população até o final de 2021”, destacou o presidente do Senado.
31/12/2020 00h00

BRASÍLIA – Em entrevista na noite desta quinta-feira (11), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), fez uma avaliação da participação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na sessão de debates temáticos sobre a pandemia do novo coronavírus. Pacheco destacou que a informação mais importante trazida pelo ministro foi de que a imunização de toda a população brasileira possa acontecer ainda neste ano.

Pacheco indaga Pazuello sobre previsão de vacinação até o final do ano. Foto: Marcos Brandão

“O que é mais importante da reunião foi a fala do ministro da Saúde, quando ele afirma que até o meio do ano nós teremos a metade da população devidamente vacinada no Brasil e toda a população até o final de 2021”, destacou o presidente do Senado.

Ao final da sessão, que aconteceu no Plenário do Senado, Rodrigo Pacheco indagou Pazuello se a informação sobre a previsão de vacinação poderia se tornar um compromisso do ministério da Saúde com os brasileiros. O ministro disse a Pacheco que a previsão deverá ser cumprida pelo governo federal, se tiver os insumos para a produção de parte das vacinas em território nacional.

Pacheco disse ainda que o Senado está disposto a contribuir com o governo para a execução das medidas e o cumprimento da meta.

“Creio que não só aprovando o orçamento necessário para o enfrentamento da pandemia, mas também com a formatação da legislação cabível, para que a concretização da imunização do povo brasileiro aconteça em 2021”, disse.

Sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o presidente do Senado afirmou que se reunirá com os líderes na próxima quinta-feira (18) para tratar sobre o tema.

“Deve ser avaliada agora a luz de todas as explicações que foram dadas pelo ministro, e eu vou conversar com os líderes partidários e outros senadores para nós avaliarmos sobre a conveniência e pertinência nesse momento de se instalar a CPI”, informou Pacheco.

Sessão temática

O Senado Federal realizou a primeira sessão semipresencial de debates temáticos do ano. Eduardo Pazuello, foi convidado por senadores para explicar as dificuldades que o país tem enfrentado para agilizar a imunização da população contra a covid-19 e indicar quais medidas estão sendo adotadas pela pasta para promover a vacinação em todo o país. O Brasil superou 235 mil mortes pela doença.

Iniciada às 15 horas no Plenário do Senado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), a sessão teve duração de quase cinco horas. O ministro da Saúde fez, inicialmente, uma exposição geral sobre as medidas adotadas pelo governo federal para a vacinação. Após, os senadores iniciaram os questionamentos. Ao todo, 28 senadores fizeram perguntas ao Pazuello, 15 de forma remota e 14 presencialmente.

O requerimento de convocação por convite do ministro foi de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES).