Pacheco: É fundamental que haja a vacina o mais rapidamente possível

11/02/2021 16h40

BRASÍLIA - Antes de iniciar a sessão de debates temáticos semipresencial com a presença do ministro da Saúde, nesta quinta-feira (11), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), disse que a presença de Eduardo Pazuello no Plenário da Casa representa um momento para esclarecer as dúvidas sobre o cronograma de enfrentamento da pandemia da covid-19 aos senadores e à sociedade brasileira.

A expectativa de Rodrigo Pacheco é que a sessão possa oferecer um prognóstico do ministério da Saúde em relação à imunização da população.

“É fundamental que haja a vacina o mais rapidamente possível, é o que mais a sociedade espera e o Senado da República exige. Vamos buscar essa solução em um ambiente de diálogo, respeito recíproco, mas com eficiência na solução desse problema”, afirmou o presidente do Senado aos jornalistas.

Eduardo Pazuelo foi convidado por senadores para explicar as dificuldades que o país tem enfrentado para agilizar a imunização da população contra a doença e indicar quais medidas estão sendo adotadas pela pasta para promover a vacinação em todo o país. O requerimento de convocação por convite do ministro é de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES).

Questionado sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o presidente do Senado disse que a sessão também vai contribuir para a avaliação da necessidade de abertura das investigações.

“Eventualmente os esclarecimentos podem ser suficientes para a elucidação daquilo que se pretende por parte dos senadores ou não. Isso é uma avaliação que deve ser feita após as explicações que serão dadas pelo ministro”, concluiu.

Sessão ao vivo

Rodrigo Pacheco iniciou a sessão de debates temáticos às 15 horas no Plenário. Após, o ministro da Saúde fez uma exposição geral sobre as medidas adotadas pelo governo federal para a vacinação contra a covid-19. Cada parlamentar tem até cinco minutos para fazer perguntas a Pazuello. Até o momento, 26 senadores estão inscritos.

Para assistir à sessão ao vivo pela TV Senado basta clicar no link:

https://youtu.be/MbXzcfp8nTs