Congresso Nacional celebra 70 anos de criação da Petrobras em sessão solene no Senado

O Congresso Nacional celebrou, nesta quarta-feira (4), os 70 anos de criação da Petrobras, fundada em 3 de outubro de 1953, no governo do então presidente Getúlio Vargas, sendo considerada a maior empresa do setor de energia brasileira.
04/10/2023 14h38

Brasília – O Congresso Nacional celebrou, nesta quarta-feira (4), os 70 anos de criação da Petrobras, fundada em 3 de outubro de 1953, no governo do então presidente Getúlio Vargas, sendo considerada a maior empresa do setor de energia brasileira. A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Plenário do Senado.

Com mais de 40 mil colaboradores, 130 mil prestadores de serviços e 800 mil acionistas, a Petrobras está presente em todas as regiões do país. O requerimento da realização da sessão foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) e pelo deputado José Guimarães (PT-CE). Participaram dela o presidente da estatal, Jean Paul Prates, ex-senador pelo Estado do Rio Grande do Norte, colaboradores e representantes de entidades do setor, além de parlamentares, membros de corpos diplomáticos e representantes do Executivo.

“Desde a sua fundação, a Petrobras serve de esteio ao desenvolvimento brasileiro, é responsável por investimentos relevantes no território nacional e continua sendo referência nacional em combustíveis, e por isso tem a confiança e admiração dos brasileiros”, disse o presidente do Congresso Nacional, na abertura da sessão.

Rodrigo Pacheco destacou ainda os investimentos realizados pela empresa, nos últimos anos, no processo de mudanças nos modelos de produção, distribuição e consumo de energia. Ele afirmou que a participação da estatal é fundamental para a agenda do desenvolvimento sustentável em temas como energia eólica, produção de hidrogênio e eletrificação de veículos. “A transição energética é fundamental para cumprirmos nossas metas de emissão de carbono, para fazermos a nossa parte no esforço global contra o aquecimento do planeta, e para colocarmos a serviço do Brasil o dinamismo da economia verde. Para tudo isso, nós contamos mais uma vez com a Petrobras”, apontou.

Presentes no ato a senadora Teresa Leitão (PT-PE), o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério das Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Adamo Sampaio Mendes, além do secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Costa, e o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.