Congresso Nacional celebra 200 anos de relação diplomática Brasil - Estados Unidos em sessão solene

Na abertura, Pacheco destacou a importância do relacionamento entre os países e afirmou ser “imprescindível” que as duas nações continuem a parceria de trabalho construída em dois séculos.
28/05/2024 13h49

Brasília – O Congresso Nacional realizou sessão solene em comemoração aos 200 anos da relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos da América, nesta terça-feira (28). Na abertura, o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) destacou a importância do relacionamento entre os países e afirmou ser “imprescindível” que as duas nações continuem a parceria de trabalho construída em dois séculos.

“Ao longo desses 200 anos, os laços entre o Brasil e os Estados Unidos foram construídos sobre uma base sólida de princípios democráticos, direitos humanos e justiça social. Devemos, pois, mantermo-nos comprometidos em promover a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável em nosso continente e no mundo”, disse Pacheco.

As duas nações iniciaram suas relações diplomáticas formais em 1824, após os Estados Unidos reconhecerem a independência do Brasil, ocorrida em 1822. A partir disso, foi desenvolvida uma relação que evoluiu em diferentes frentes, incluindo comércio, diplomacia, pesquisa, cultura, desenvolvimento científico e cooperação militar. Mais recentemente, os países americanos mantêm parcerias em áreas como energia, tecnologia e meio ambiente, além de serem os dois países com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do continente americano.

“Nesse contexto cultural e político, é essencial que se propague a histórica relação estabelecida no respeito mútuo, na cooperação e no diálogo aberto e honesto. Continuaremos a trabalhar juntos para superar as diferenças e encontrar soluções para os desafios que enfrentamos, e continuaremos a enfrentar, como nações destacadas e membros da comunidade internacional”, disse Pacheco.

A sessão solene reuniu, no Plenário do Senado, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o embaixador Bruno de Risios Bath, representante do ministro das Relações Exteriores, além de membros de corpos diplomáticos e convidados. O requerimento de realização do evento foi de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do Grupo Parlamentar Brasil – EUA, no Senado, e do deputado Eduardo da Fonte, presidente do grupo similar na Câmara dos Deputados.