Tecnologia colabora com participação política diz especialista

“Com o Twitter é possível ver em tempo real o que os cidadãos pensam a respeito de um determinado assunto e inclusive interagir com eles nas discussões”, explicou Sharp.
16/05/2014 13h20

Cidadãos podem ficar mais próximos de seus representantes com as ferramentas disponíveis nas redes sociais de acordo com Adam Sharp, Gerente Sênior de Governo, Notícias e Inovação Social do Twitter. O especialista - chamado pelo jornal New York Times de "a encarnação humana do Twitter" e eleito um dos "titãs da tecnologia" pela revista Washingtonian, na lista "People to Watch" de 2011 - deu uma palestra, a convite da Presidência do Senado, para mais de 250 profissionais da área de comunicação das duas casas do Congresso Nacional. A moderação da mesa foi coordenada por Leonardo Stamillo, diretor de Jornalismo e Política do Twitter.

Adam Sharp, Gerente Sênior de Governo, Notícias e Inovação Social do Twitter e Leonardo Stamillo, diretor de Jornalismo e Política do Twitter em palestra para dezenas de profissionais de comunicação. A convite da Presidência do Senado Federal, Sharp falou sobre participação política com o uso de novas tecnologias. Foto: Pedro França

Sharp, que foi para o Twitter após fazer parte da agência C-SPAN, a rede que transmite por televisão os eventos políticos norte-americanos, especialmente do Congresso Nacional, demonstrou as funcionalidades que permitem conexão com os mais variados temas em discussão no Parlamento. “Com o Twitter é possível ver em tempo real o que os cidadãos pensam a respeito de um determinado assunto e inclusive interagir com eles nas discussões”, explicou Sharp.

O Twitter é uma plataforma que permite a comunicação entre as pessoas de maneira pública com mensagens de até 140 caracteres, links, fotografias e vídeos. Além de conversar ao vivo, os usuários podem seguir celebridades, jornalistas, políticos e outras personalidades ou fazer uma conexão com amigos e família, criando possibilidades reflexão.

Adam Sharp, Gerente Sênior de Governo, Notícias e Inovação Social do Twitter e Leonardo Stamillo, diretor de Jornalismo e Política do Twitter em palestra para dezenas de profissionais de comunicação. A convite da Presidência do Senado Federal, Sharp falou sobre participação política com o uso de novas tecnologias. Foto: Pedro França

De acordo com Sharp, a cada dois dias, um bilhão de “tuites” circulam no mundo e 40% dos usuários acessam a plataforma para saber o que está acontecendo. “Esta tecnologia faz as pessoas participarem mais ativamente. Essas conversas em tempo real podem ser vistas como uma conversa numa praça global. Nos Estados Unidos, todos os congressistas tem conta no Twitter”, disse Sharp.

O especialista estimulou os profissionais a explorarem as imagens e brincou com um conhecido ditado. “Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine quantos retuites ela vale”, afirmou, numa referência à ferramenta que permite publicar novamente uma informação recebida. “Há lugares que muitas pessoas sequer irão conhecer. É muito importante que elas possam ver algumas coisas por meio do olhar do seu parlamentar”, observou.

A principal recomendação de Adam Sharp para os políticos foi a de que utilizem as redes sociais para propagar os assuntos que lhe interessam considerando sempre os internautas sem se ater somente à política. “Música, esportes, copa do mundo. O importante para o político é que ele seja ele mesmo nas redes sociais”, destacou Sharp. Embora cerca da metade dos participantes do encontro fossem profissionais que trabalham na assessoria de imprensa dos parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados, professores, publicitários e jornalistas de organizações governamentais e não governamentais e da iniciativa privada também assistiram à palestra de Sharp.