Senado avança na pauta prioritária

Num dia de esforço concentrado, o Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), mais de dez projetos que estavam na pauta de votações.
13/07/2016 22h45

Num dia de esforço concentrado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), presidiu a sessão do Plenário do Senado na quarta-feira (13), quando os senadores aprovaram mais de dez projetos que estavam na pauta de votações. Como primeiro item, foi aprovada a indicação de Evandro Didonet para a representação permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). George Monteiro Prata será embaixador na Noruega e Appio Muniz na República do Gabão.

Outro ponto aprovado foi a medida provisória 719/16, que permite aos trabalhadores do setor privado contratarem crédito consignado utilizando até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. A medida também permite a contratação de empréstimo dando como garantia até 100% do valor da multa rescisória, no caso de dispensa sem justa causa.

Audiência de Custódia

O plenário também aprovou o substitutivo à proposta que estabelece o prazo máximo de 24 horas para um preso em flagrante ser apresentado à autoridade policial. O projeto (PLS 554/2011) é de iniciativa do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e ainda terá que ser votado em turno suplementar. Há controvérsias quanto a redação do texto que serão resolvidas em agosto.  Desde o ano passado, a prática das audiências de custódia vem sendo implementada no país, mas por força de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dos mais de 700 mil presos que ocupam o sistema carcerário brasileiro, cerca de 230 mil estão em prisão provisória, ou seja, ainda não foram julgados ou sentenciados. Os dados fazem parte do Novo Diagnóstico de Pessoas Presas no Brasil, um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2014.

Os senadores aprovaram requerimento de urgência para o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 32/2016, que reajusta os vencimentos da Defensoria Pública da União. Não houve acordo para que a matéria fosse apreciada imediatamente em Plenário. O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP),  defendeu o exame da matéria pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), como aconteceu com os demais reajustes aprovados no Senado. O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta manhã. Segundo o senador, é preciso levantar o impacto do reajuste nos cofres da União.

Roubo de animais

O Plenário do Senado aprovou ainda o PLC 128/15, que estabelece penas mais graves para o furto e a receptação de animais de bando, como bovinos, suínos e caprinos. O projeto vai à sanção do presidente da República.

O PLC 128 agrava a pena pelo desvio de animais de corte, mesmo depois de abatidos, e pune o comércio de carne de procedência ilícita. Em geral, o furto é punido com pena de um a quatro anos de reclusão, mas o projeto altera a legislação para estabelecer pena de dois a cinco anos de reclusão para quem subtrai esses animais, ainda que abatidos ou divididos em partes. Também enquadra como crime a comercialização, o armazenamento, a exposição à venda ou mesmo a entrega de carne ou outros alimentos sem origem controlada.

Agentes de Saúde

Os senadores aprovaram urgência para o projeto (PLC 210/2015) que garante aos agentes de saúde comunitários uma série de novos benefícios sociais e trabalhistas, como ajuda de custo para fazer cursos na área, adicional de insalubridade e prioridade de atendimento no Minha Casa Minha Vida. Segundo o texto, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, bem como suas famílias, passarão a figurar na lista de cidadãos com atendimento prioritário no programa habitacional do governo federal - serão equiparados, por exemplo, a famílias com portadores de deficiência e a famílias residentes em áreas de risco. Os agentes também poderão ter o seu tempo de serviço na função contabilizado para todos os fins previdenciários, tanto aposentadoria quanto benefícios. Cerca de 260 mil agentes serão beneficiados. Os recursos para financiar os benefícios, como cursos de capacitação, virão do Fundo Nacional de Saúde. Como o governo pediu mais tempo para analisar os custos do benefício para a União, a proposta deverá ser votada em agosto no Plenário.

Outras matérias foram discutidas e ficaram para ser votadas em agosto, entre elas: o PLS 490/2015, que permite contratação de pessoal por tempo determinado, no caso de entidades da Administração Pública direta, autárquica e fundacional, até o final do convênio, acordo ou ajuste; o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 55/2015, que fixa alíquota máxima para cobrança do ICMS nas operações internas com querosene de aviação, a matéria foi pautada para o dia dois de agosto; o PLS 798/2015, que institui o Programa Ciência sem Fronteiras, foi adiado, o senador Aloysio Nunes pediu que a matéria fosse submetida à Comissão de Educação e à CCJ; o PRS 14/2014, que institui o Prêmio Jovem Empreendedor; por acordo das lideranças; o PLS 204/2016, que permite à Administração Pública vender para o setor privado os direitos sobre créditos; e, por falta de quórum qualificado, também foi adiado para agosto, o exame do PLS 389/2015, que proíbe os governantes de promover aumento de despesas com pessoal que tenham início após o final de seus mandatos.

Grupo Parlamentar Brasil-Indonésia

O Plenário do Senado aprovou durante a sessão desta quarta-feira o PRS 21/2014, que cria do Grupo Parlamentar Brasil-Indonésia. A proposta, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), tem a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.

Segundo o PRS 21/2014, qualquer deputado ou senador poderá aderir ao grupo. A cooperação será feita por meio de visitas parlamentares, realização de congressos e seminários e partilha de estudos de natureza política, jurídica e social. Conhecimentos nas áreas tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional e econômica também poderão ser compartilhados. O grupo ainda poderá realizar intercâmbio de experiências parlamentares e a permuta de publicações legislativas.

Jovem Senador

O Plenário do Senado aprovou ainda o PRS 40/2016, que altera o Programa Senado Jovem Brasileiro, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O concurso é realizado anualmente e seleciona, por meio de redação, 27 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores dentro do Congresso Nacional.

A principal alteração promovida pelo projeto é o aumento de três para quatro dias a duração da legislatura dos jovens senadores, ou seja, quando esses estudantes vêm a Brasília para elaborar proposições legislativas e de pronunciamentos que são apresentados em sessões simuladas no Plenário do Senado. O PRS 40/2016 foi enviado à promulgação.

Dias Toffoli

O presidente do Senado comunicou ao Plenário que rejeitou a petição 9/2016, que pedia o afastamento do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal de Justiça (STF). Segundo Renan, a Advocacia do Senado Federal concluiu pelo não recebimento e consequente indeferimento do pedido pelo fato de a denúncia não possuir os requisitos necessários previstos em lei.

LDO

O presidente do Senado marcou, para o dia dois de agosto, sessão do Congresso Nacional para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017.

"Nós vamos repetir, com relação à apreciação da LDO, que não foi apreciada no prazo pela Comissão de Orçamento, o mesmo procedimento que adotamos com relação à redução da última meta fiscal. Essa matéria vai tramitar no Plenário, a não ser que seja votada até o dia da convocação, e eu vou ter o prazer de designar, como relator, no Plenário, na forma do Regimento do Congresso Nacional, o senador Wellington Fagundes como relator da matéria", afirmou Renan.

Balanço

O presidente do Senado, enumerou, ao final da sessão do Plenário, as principais matérias aprovadas pela casa legislativa durante o primeiro semestre de 2016. Segundo Renan, num esforço rápido, foram listados os 70 principais itens de um total de 138 aprovados pelo Senado Federal.

"Essas votações foram feitas, não podemos esquecer, em meio a uma severa crise econômica e política, mas que, ao contrário do que poderia se imaginar, não paralisou as atividades do Senado Federal. O Senado tem sido o esteio de temperança, sobriedade e estabilidade no momento atual de nossa República", enfatizou Renan Calheiros.

O presidente do Senado agradeceu aos senadores pelo grande esforço de apreciar matérias prontas para a deliberação e deixar encaminhadas outras importantes como a autonomia do Banco Central e o projeto que trata da terceirização e regulariza a atividade laboral de mais de 13 milhões de brasileiros.

"Providenciaremos, ainda, srs. senadores, srªs senadoras, a instalação da Instituição Fiscal Independente, aprovada aqui no Senado Federal, e a instalação do Observatório da Violência contra a Mulher, no âmbito do DataSenado, que foi um avanço significativo que todos nós, todos os Senadores, cada um dos 81 Senadores, conseguimos nesta Casa. Isso, claro, além das deliberações do processo de impeachment, obrigação, que, como todos sabem, a Constituição Federal impõe ao Senado Federal", antecipou Renan.

O presidente do Senado também estimou que, se houver a apreciação da pronúncia na Comissão Especial do Impeachment até o dia 5 de agosto, será votada, no plenário do Senado Federal, a pronúncia ou impronúncia no dia 9 de agosto. Se for o caso da pronúncia, Renan acredita que o julgamento final acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 29, porque serão concedidos dois dias para o libelo, um para a acusação, e um prazo igual para a Defesa.

 

Principais matérias apreciadas pelo Senado Federal em 2016
(até 12/07/2016)

Matéria

Ementa

Autor

MPV 719

Permite o uso de FGTS como garantia de crédito consignado.

Presidente da República

PLS 554/2011 (Substitutivo)

Dispõe sobre a audiência de custódia

Antonio Carlos Valadares

PRS 55/2015

Alíquota máxima de ICMS em combustível de avião (aprovado requerimento de urgência)

Randolfe Rodrigues e outros

PRS 14/2014

Prêmio Jovem Empreendedor

José Agripino

PRS 21/2014

Grupo Parlamentar Brasil-Indonésia

Vanessa Grazziotin

PRS 40/2016

Programa Jovem Senador

Comissão Diretora

PLC 128/2015

Aumenta pena para crimes de furto e receptação de semoventes.

Deputado Afonso Hamm

PLS 78/2015 (Complementar)

Aprimora dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar.

Valdir Raupp

PLS 183/2015

Dispõe sobre os depósitos judiciais e administrativos no âmbito dos Estados, do DF e Municípios.

José Serra

PLS 732/2015

Estabelece que o pagamento do salário-maternidade seja feito diretamente pela Previdência Social.

Gleisi Hoffmann

SCD 4/2016

Cria Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento do Saneamento Básico - REISB

Câmara dos Deputados

PEC 128/2015

Dispõe sobre vedações na aplicação das leis orçamentárias.

Mendonça Filho

PEC 133/2015

Prevê a não incidência sobre templos de qualquer culto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Marcelo Crivella

PEC 152/2015

Institui novo regime especial de pagamento de precatórios no ADCT.

José Serra

PEC 43/2012

Acrecenta entre os objetivos da assistência social o amparo à mulher vítima de violência.

Marta Suplicy

PEC 30/2014

Fixa limite máximo para as despesas das Assembleias Legislativas dos Estados e dos Tribunais de Contas.

João Cabiperibe

MPV 693/2015

Medidas tributárias referentes à realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016.

Presidente da República

MPV 712/2016

Adoção de medidas de vigilância em saúde pela presença do mosquito transmissor do Vírus da Dengue, do Vírus Chikungunya e do Zika Vírus.

Presidente da República

MPV 714/2016

Extingue o Adicional de Tarifa Aeroportuária.

Presidente da República

PLC 3/2016

Autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética (pílula do câncer)

Adelmo Carneiro Leão

PLC 2/2016

Medidas relativas aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Presidente da República

PLC 20/2014

Estabelece que processos que apurem a prática de crime hediondo terão prioridade de tramitação em todas as instâncias.

Keiko Ota

PLC 76/2014

Proibe o trabalho da gestante ou lactante em atividades, operações ou locais insalubres.

Sandes Júnior

PLC 156/2015

Torna obrigatório o uso, nas rodovias, de farol baixo aceso durante o dia.

Rubens Bueno

PLC 18/2015

Disciplina o processo e julgamento do mandado de injunção individual e coletivo.

Flávio Dino

PLS 131/2015

Estabelece a participação mínima da Petrobras no consórcio de exploração do pré-sal

José Serra

PLS 555/2015

Lei das estatais

Atn Nº 3, de 2015 - Responsabilidade Das Estatais

PLS 9/2016

Altera a Lei Maria da Penha para estabelecer a medida protetiva de frequência a centro de educação e reabilitação do agressor.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

PLS 316/2015 (Complementar)

Veda a aplicação de sanções ao Município que ultrapasse o limite para a despesa total com pessoal

Otto Alencar

PLS 618/2015

Aumento de pena para o crime de estupro coletivo.

Vanessa Grazziotin

PLS 229/2009 (Complementar)

Responsabilidade no processo orçamentário e na gestão financeira e patrimonial.

Tasso Jereissati

PLS 394/2014

Permite a transferência de bilhete aéreo entre passageiros.

Ricardo Ferraço

PLS 378/2014

Estabelece o direito do usuário a acompanhante na assistência à saúde hospitalar.

Ana Amélia

PLS 584/2015

Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde do SUS relativas aos cânceres do colo uterino e de mama.

Lúcia Vânia

PLS 45/2015

Proíbe cobrança de taxa adicional para alunos com deficiência em escolas públicas ou particulares.

Romário

PLS 313/2011

Destina ao Fundo Nacional de Saúde dos recursos de premiação das loterias federais administradas pela Caixa Econômica Federal não procurados pelos contemplados.

Paulo Davim

PLS 741/2015

Multas por infração ambiental revertidas para as regiões afetadas.

Antonio Anastasia

PLS 727/2015

Transparência e previsibilidade ao processo de concessão e renovação do registro de medicamentos

José Serra

PLS 72/2016

Direito de as gestantes receberem gratuitamente repelente do mosquito Aedes aegypti.

Vanessa Grazziotin

PLS 75/2012

Estabelece assistência à saúde à presa gestante e veda utilização de algemas em mulheres em trabalho de parto.

Maria do Carmo Alves

PLS 140/2015

Proibe exigência de prévia experiência para a seleção de estagiário.

Acir Gurgacz

PLS 492/2015

Concessão da licença-maternidade ao segurado da Previdência Social em caso de falecimento da genitora.

Aécio Neves

SCD 3/2016

Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.

Câmara dos Deputados

ECD 8/2015

Disciplina a criação das empresas juniores

Câmara dos Deputados

PEC 73/2015

Legitimidade para propor ADIN e ADC para entidade de representação de Municípios de âmbito Nacional

Antonio Carlos Valadares

MPV 695/2015

Autoriza o Banco do Brasil S.A. e a Caixa Econômica Federal a constituírem subsidiárias e a adquirirem participação em instituições financeiras.

Presidente da República

MPV 698/2015

Operações de financiamento habitacional com desconto ao beneficiário concedido pelo FGTS.

Presidente da República

MPV 708/2015

Reincorporar os trechos de rodovias federais transferidos aos Estados e ao Distrito Federal .

Presidente da República

MPV 713/2016

Imposto de Renda Retido na Fonte sobre a remessa de valores destinados à cobertura de gastos pessoais, no exterior, de pessoas físicas residentes no País, em viagens

Presidente da República

PLC 87/2015

Institui medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário.

Carlos Bezerra

PLC 61/2015

Autoriza a produção, a comercialização e o consumo, sob prescrição médica, dos anorexígenos

Felipe Bornier

PLS 8/2016

Institui a Política Nacional de Informações Estatísticas relacionadas à violência contra a mulher.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

PLS 344/2013

Proibe o uso de produtos fumígenos nos parques infantis e nas áreas de prática esportiva.

Paulo Davim

PLS 572/2015

Dispoe Ação Penal Pública Incodicionada para lesões corporais leves e culposas contra vítima menor de dezoito anos ou incapaz.

Gleisi Hoffmann

PLS 224/2014

Permite o direito de cancelamento dos serviços de telefonia por telefone e por internet.

Eduardo Amorim

PLS 463/2015

Estende o prazo para o parcelamento de débitos do PASEP com a Fazenda Nacional.

Lasier Martins

PLS 345/2015

Estabelece eficácia imediata dos efeitos pecuniários das leis que disponham sobre insalubridade e periculosidade em contratos trabalhistas.

Marcelo Crivella

PLS 566/2015

Permite matrícula em escolas sem apresentação de certidão de nascimento.

Omar Aziz

PLS 212/2008

Altera Estatuto da Cidade, para estabelecer padrões adequados de acessibilidade e conforto para as dependências internas, inclusive para trabalhadores domésticos.

Cristovam Buarque

PLS 187/2012

Dedução do imposto de renda de valores doados a atividades de reciclagem.

Paulo Bauer

PLS 730/2015

Obtenção de meios de prova nos crimes na internet.

Otto Alencar

PLS 120/2015

Restringe a venda de anabolizantes

Davi Alcolumbre

PLS 688/2015

SUS ofereça tratamento de implante por cateter de prótese valvar aórtica.

Acir Gurgacz

ECD 4/2015

Dispõe sobre o serviço voluntário

Câmara dos Deputados

PLC 26/2016

Dispõe sobre as carreiras dos servidores do Ministério Público da União e dos servidores do Conselho Nacional do Ministério Público.

Ministério Público da União

PLC 29/2016

Dispõe sobre as Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União.

Supremo Tribunal Federal

PLC 30/2016

Reajusta a remuneração dos servidores da Câmara dos Deputados

Mesa da Câmara dos Deputados

PLC 31/2016

Plano de Carreira do Tribunal de Contas da União.

TCU

PLC 33/2016

Altera a remuneração de servidores e empregados públicos.

Presidente da República

PLC 34/2016

Altera a remuneração de servidores públicos da área da educação

Presidente da República

PLC 35/2016

Remuneração de servidores públicos; carreiras do CADE, e remuneração dos cargos das carreiras das Agências Reguladoras.

Presidente da República

PLC 36/2016

Remuneração de servidores públicos; dispõe sobre honorários advocatícios de sucumbência das causas em que forem parte a União, suas autarquias e fundações.

Presidente da República

PLC 37/2016

Altera o soldo e o escalonamento vertical dos militares das Forças Armadas.

Presidente da República

PLC 38/2016

Cargos e funções; reestrutura cargos e carreiras;  remuneração de militares de ex-Territórios Federais;

Presidente da República

PLC 133/2015

Regulamenta contrato de parceria das atividades de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador e pessoas jurídicas registradas como salão de beleza.

Ricardo Izar