Senado aprova obrigatoriedade do teste da linguinha

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (29) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2014, que obriga os hospitais e as maternidades das redes pública e privada a realizarem o chamado “teste da linguinha”.
29/05/2014 18h35

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (29) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2014, que obriga os hospitais e as maternidades das redes pública e privada a realizarem o chamado “teste da linguinha”. A avaliação do frênulo ou membrana da língua em recém-nascidos é importante para o diagnóstico precoce de problemas com a anquiloglossia ou anciloglossia, condição anatômica conhecida popularmente como “língua presa”.

Entre os problemas decorrentes dessa má-formação estariam as dificuldades na sucção, na deglutição, na mastigação e na fala. A consequência mais comum é o desmame precoce do bebê, comprometendo o seu desenvolvimento. Detectado o problema nas primeiras horas de vida, o bebê é submetido, nos casos mais graves, a uma pequena cirurgia corretiva. “A medida é de grande importância para a saúde da criança”, afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A proposta já passou pela Câmara dos Deputados e será encaminhada à sanção presidencial pelo presidente Renan Calheiros. Se for convertido em lei pela presidente Dilma Rousseff, o teste da linguinha passará a ser obrigatório 180 dias após a publicação no Diário Oficial.