Senado aprova MP da Valec

A matéria trata também da renegociação das dívidas dos produtores rurais e da reintegração dos clubes de futebol à Timemania. O texto segue para a sanção presidencial.
01/10/2013 17h55

O Senado aprovou a Medida Provisória 618/13, que permite à União injetar R$ 15 bilhões na Valec, empresa pública responsável pela construção e exploração de ferrovias. O dinheiro será usado como garantia dos pagamentos aos concessionários das ferrovias, que serão concedidas à iniciativa privada dentro do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

Dívidas agricultores

A Medida Provisória 618/13 prevê também a renegociação de dívidas de produtores rurais contratadas em cidades com estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pelo governo federal, entre 1º de dezembro de 2011 e 30 de junho de 2013, por causa da seca ou estiagem.

Senado aprova MP da Valec - Foto: Jonas Pereira

Os agricultores devem ser domiciliados em algum município da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Mas os produtores se queixam que pelo menos 30% dos municípios da Sudene ficaram de fora dos benefícios estabelecidos pela medida provisória.

O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que vai negociar com o governo uma saída definitiva para o problema. “Um texto que, de uma vez por todas, resolva o problema da renegociação das dívidas dos agricultores do Nordeste. Para que eles possam também ter acesso a crédito novo”, afirmou.

Timemania

O texto da Medida Provisória 618/13 também estabelece novas regras para os times de futebol que participam da Timemania, loteria criada pelo governo federal para ajudar os clubes de futebol a quitar dívidas previdenciárias com a União.

O texto estabelece que os times de futebol inadimplentes só poderão ser excluídos da Timemania se deixarem de complementar o pagamento mensal do parcelamento da dívida, quando a cota arrecadada pela loteria for insuficiente. Hoje, essa exclusão é automática. Os clubes já excluídos poderão retornar desde que quitem, até 31 de outubro de 2013, os complementos de parcelas mensais em débito.

“É do interesse do futebol brasileiro, que vai organizar a Copa do Mundo no ano que vem. Os clubes grandes, como Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense, precisam se reintegrar à  Timemania. Vão pagar multas, recolher encargos, mas nós vamos dar um jeito de reabrir o prazo para a reinclusão desses clubes”, afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros.