Renan recebe Movimento Educafro

10/03/2015 12h35

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu na manhã desta terça-feira (10), a visita de representantes do movimento Educafro. O movimento reúne voluntários que lutam pela inclusão dos negros nas universidades públicas ou em faculdades particulares com bolsa de estudos.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebe Movimenta EducaAfro. Foto: Jane de Araújo

Acompanhados do senador Paulo Paim (PT-RS), o Educafro trouxe ao presidente do Senado três pautas prioritárias, entre elas a indicação de um ministro negro pela presidente da República, Dilma Rousseff, para o Supremo Tribunal Federal - STF. Também foi reivindicada a imediata instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso de mortes violentas entre jovens negros no Brasil.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebe Movimenta EducaAfro. Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), disse que irá instalar a CPI o mais rapidamente possível. Durante a reunião, o Educafro informou ainda que irá entrar com ação no STF questionando a constitucionalidade do chamado Auto de Resistência - termo usado em casos de emprego da força policial, se houver, ainda que por parte de terceiros, resistência à captura em flagrante, ou ao cumprimento de ordem judicial. A avaliação é de que estariam havendo abusos da força policial no uso desse instrumento.