Renan pede acesso a documentos americanos sobre ditadura brasileira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitou em carta enviada nesta sexta-feira (21) ao presidente do Senado dos Estados Unidos da América, Joe Biden, o acesso a documentos americanos relativos às violações de direitos humanos no Brasil, entre os anos de 1964 e 1988.
21/03/2014 14h40

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitou em carta enviada nesta sexta-feira (21) ao presidente do Senado dos Estados Unidos da América, Joe Biden, o acesso a documentos americanos relativos às violações de direitos humanos no Brasil, entre os anos de 1964 e 1988.

A iniciativa foi anunciada por Renan Calheiros durante a abertura da exposição “Onde a Esperança se Refugiou” sobre os 50 anos do golpe militar de 1964, que acontece no Salão Negro do Congresso Nacional.

 

Veja a íntegra da carta:

 

Ao Excelentíssimo Senhor

JOE BIDEN

Presidente do Senado dos Estados Unidos da América

 

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Tenho a honra de dirigir-me a Vossa Excelência, com base no longo histórico de boas relações bilaterais entre os Estados Unidos da América e a República Federativa do Brasil, a fim de solicitar a colaboração do Congresso dos Estados Unidos da América, no sentido de apoiar a luta pelos Direitos Humanos no Brasil e o resgate histórico de um período nebuloso de supressão das liberdades democráticas em nosso País.

Em abril de 2014, o golpe de Estado militar havido no Brasil completará 50 anos. A despeito do atual retorno à normalidade democrática, ainda restam muitos episódios a serem esclarecidos, vítimas a serem reconhecidas e danos a serem reparados.

Para isso, mostra-se essencial a colaboração das instituições norte-americanas, com vistas a facilitar o acesso aos dados e informações que eventualmente possuam e que tenham sido conservadas ao longo dos anos. Com esse intuito, seria de especial interesse a desclassificação dos documentos relativos às violações de direitos humanos e liberdades democráticas havidas no Brasil entre os anos de 1964 e 1988.

Comissão de parlamentares brasileiros deverá solicitar encontros com representantes do Congresso dos Estados Unidos da América a fim de tratar do tema em apreço. Assim, muito agradeceria contar com o apoio que V.Exa. possa dedicar ao tema, que é de grande relevância para o resgate histórico desses fatos havidos no Brasil, com valioso impacto sobre a proteção dos Direitos Humanos que, como sabemos, é uma causa que une nossos dois países.

Com minhas mais respeitosas saudações, renovo meus votos de estima e apreço.

 

Senador Renan Calheiros

Presidente do Senado Federal