Renan participa de inauguração da TV Senado Digital

“A TV Senado contribuiu para o processo de aprofundamento da democracia no Brasil, expondo as cada vez mais intensas atividades do Parlamento."
14/12/2016 13h05

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou, nesta quarta-feira (14), da cerimônia de inauguração da TV Senado Digital. Na ocasião, Renan destacou a importância da emissora. “A TV Senado contribuiu para o processo de aprofundamento da democracia no Brasil, expondo as cada vez mais intensas atividades do Parlamento. Para isso, a emissora aumentou progressivamente sua capacidade de cobertura de todos os eventos que ocorrem por vezes simultaneamente nos diversos plenários desta Casa”, afirmou Renan.

De 1996 a 2016, as horas de transmissões mensais ao vivo da TV Senado passaram de 330 para 720, um aumento de 120%.

Hoje, a TV Senado grava e transmite uma média de 25 reuniões de comissões e sessões plenárias por semana, o que somou cerca de 2.500 horas de captação de imagens somente em 2016. “Para continuar a cumprir essa missão, a emissora do Legislativo precisa se manter atualizada, especialmente em um mundo de constantes inovações tecnológicas. Algumas das inovações já estão em plena operação. As sessões do plenário vêm sendo transmitidas, desde maio passado, por novas câmeras digitais de alta resolução”, destacou Renan.

De acordo com Renan, o ganho de qualidade com o sinal exclusivamente digital será percebido até mesmo pelas emissoras privadas, que poderão captar os sinais diretamente das saídas desse sistema porque já estão conectadas à TV Senado. A população também será beneficiada. “A expectativa é que essa emissora, alinhada em um fluxo digital, tenha mais agilidade para cumprir o seu papel institucional junto ao cidadão. Não só oferecendo informação, em vídeo ou caracteres durante as transmissões, mas contribuindo para a interação com o cidadão, principalmente nos perfis institucionais nas mídias sociais”, explicou Renan.