Renan participa da cerimônia de sanção da nova lei de cotas

A nova lei foi aprovada no último dia 20 de maio no Plenário do Senado após ter tramitado na Câmara dos Deputados.
09/06/2014 17h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta segunda-feira (9), no Palácio do Planalto, da cerimônia de sanção da lei que determina cotas no Serviço Público Federal. A nova lei foi aprovada no último dia 20 de maio no Plenário do Senado após ter tramitado na Câmara dos Deputados. Pelos próximos dez anos,  20% das vagas ofertadas nos concursos destinados ao preenchimento de vagas nos órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário devem ser reservados para candidatos negros e pardos. No Senado, o presidente Renan Calheiros decidiu instituir em maio deste ano, em acordo com os integrantes da Mesa Diretora, a cota de 20% para afrodescendentes em todos os concursos da Casa.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participa de cerimônia na qual a presidente da República Dilma Roussef sanciona nova lei de cotas para o ingresso de afrodescendentes no serviço público. Foto: Jonas Pereira

De acordo com Renan Calheiros, a política de igualdade racial deve ser um dos pilares da administração pública. No dia 13 de maio, data dos 126 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, o presidente Renan Calheiros além de instituir a cota para os concursos, determinou também que 20% das vagas dos contratos de terceirização no Senado devem ser preenchidas por afrodescendentes. “Mais do que medidas punitivas, temos que fazer valer o recomendado pela Constituição com ações afirmativas a favor dos afrodescendentes. E o Senado quer fazer a sua parte”, declarou Renan ao comunicar a decisão. Na cerimônia desta segunda-feira, a presidente Dilma Roussef elogiou a celeridade da tramitação da nova lei no Senado.