Renan lança aplicativo com Discursos Históricos do Parlamento Brasileiro

Os mais importantes pronunciamentos proferidos no Congresso Nacional estão agora mais acessíveis aos interessados com o lançamento, nesta quarta-feira (4), do aplicativo que reúne os Discursos Históricos do Parlamento Brasileiro.
04/09/2013 14h45

Renan lança aplicativo com Discursos Históricos do Parlamento Brasileiro

Os mais importantes pronunciamentos proferidos no Congresso Nacional estão agora mais acessíveis aos interessados com o lançamento, nesta quarta-feira (4), do aplicativo que reúne os Discursos Históricos do Parlamento Brasileiro. Na cerimônia na Sala de Audiência do Gabinete da Presidência do Senado, Renan Calheiros ressaltou a importância da iniciativa da Casa em parceria com a Editora 247, responsável pelo jornal eletrônico Brasil 247. Como frisou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os documentos históricos - que podem ser acessados de forma gratuita em todos os tablets e smarthones da Apple, bem como nos tablets com sistema Android - fazem parte da memória política do Brasil.

Para o presidente Renan, o conceito de passado, de patrimônio histórico, de produção intelectual dos antepassados faz parte da memória afetiva de cada nação, que coletivamente significativa para a atual e as futuras gerações, tanto deve ser preservada quanto difundida. “Preservada, pois faz parte de nossa cultura, de nossa história, do nosso passado. Difundida, pois importante para todos nós é ainda mais para as futuras gerações que dela devem tomar conhecimento”, ressaltou.

De acordo com Renan Calheiros, normalmente quando se fala em patrimônio histórico, pensa-se em um passado estático em museus, onde poucos têm acesso e muitos imaginam que contenham apenas imagens relativas a um passado distante. “Entretanto, sabemos o quanto toda a produção simbólica de uma cultura é importante para os dias atuais e ainda mais para o futuro. Assim é que preservar a memória de nossa vida em sociedade não significa nos atrelar ao passado, mas sim revitalizar seus pilares constituintes com vistas a não perder conhecimentos e identidades”, lembrou o presidente Renan.

Renan lança aplicativo com Discursos Históricos do Parlamento Brasileiro

Renan Calheiros acrescentou que o lançamento do aplicativo, desenvolvido de forma não onerosa para o Senado, faz parte do esforço conjunto da Casa e da Editora 247 em contribuir para a valorização da política e o fortalecimento da democracia representativa. Na edição lançada hoje, o aplicativo disponibiliza grandes discursos pronunciados por eminentes parlamentares. Entre eles Adauto Cardoso, Afonso Arinos, Antonio Carlos Magalhães, Auro de Moura Andrade, Carlos Lacerda, Darcy Ribeiro, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Capanema, Josaphat Marinho, José Sarney, Otávio Mangabeira, Pedro Simon, Petrônio Portella, Roberto Campos, San Tiago Dantas, Tancredo Neves, Teotônio Vilela e Ulysses Guimarães.

Ao final da cerimônia de lançamento do aplicativo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enfatizou a satisfação e o orgulho por mais essa iniciativa do Senado Federal que, segundo ele, cria a cada dia novas maneiras de se aproximar ainda mais da sociedade, se reinventando como uma Casa sempre aberta a contribuir com a construção da cidadania do país.