Renan destaca necessidade de apoio à agricultura familiar

"É muito importante continuar ajudando, estimulando, garantindo crédito novo, renegociando as dívidas..."
06/09/2013 15h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) destacou nesta sexta-feira (6), a necessidade de apoio aos agricultores familiares. Ele participou de evento onde o estado de Alagoas foi declarado área livre de febre aftosa com vacinação. “É muito importante continuar ajudando, estimulando, garantindo crédito novo, renegociando as dívidas, fazendo o abatimento das dívidas, das ressecuritizações, para que a agricultura familiar dessa forma possa surpreender”, salientou.

O nordeste brasileiro enfrenta em 2013 a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados de acordo com o Governo Federal. No mês de agosto, quando as chuvas começaram a cair, a grave situação climática recuou um pouco segundo mostram as imagens de satélite captadas pelo Laboratório de Processamento de Imagens da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Preocupado com a situação de risco provocada pela seca que afeta principalmente os agricultores familiares, o presidente Renan Calheiros busca uma solução junto ao governo federal para possibilitar a renegociação das dívidas desses pequenos agricultores. Uma das saídas está na apreciação, pelo Congresso Nacional, de alguns pontos vetados da MP 610/2013, conhecida com MP da Seca, que beneficia principalmente os pequenos agricultores endividados no semiárido brasileiro.

“A agricultura familiar, ela é muito importante em Alagoas, muito importante no Brasil e a partir do presidente Lula nós tivemos um tratamento diferenciado para a agricultura familiar que hoje é responsável pelo abastecimento do mercado e por grande parte das nossas exportações. A presidenta Dilma, ela tem ajudado Alagoas de todas as formas. Na agricultura, na agricultura familiar e na pecuária”, lembrou Renan Calheiros.