Renan defende proporcionalidade na definição de vices e secretários da Mesa Diretora

A eleição estava prevista para 16h no Plenário do Senado, mas os parlamentares ainda costuram acordo.
03/02/2015 16h39

Ao chegar no Senado, nesta terça-feira (3),  momentos antes da continuação da eleição para Mesa Diretora, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu o respeito ao critério da proporcionalidade na definição dos indicados para compor os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes e primeiro, segundo e terceiro e quarto secretários e suplentes. A eleição estava prevista para  16h no Plenário do Senado, mas os parlamentares ainda costuram acordo.

“Quando houve a disputa para a Presidência do Senado - sem levar em conta a proporcionalidade - acabou estimulando novas disputas. O Parlamento caminha mais facilmente pelo consenso e pelo entendimento e um dos poucos critérios que nós temos é o da proporcionalidade. Quando você desestimula a proporcionalidade, você anima a candidatura de diferentes partidos. E isso precisa ser contornado com o diálogo”, avaliou Renan Calheiros.

O critério da proporcionalidade está previsto na Constituição e no Regimento Interno, segundo os quais a composição da Mesa deve atender “tanto quanto possível” a proporcionalidade dos partidos e dos blocos parlamentares.

Líderes partidários estão reunidos com o presidente Renan Calheiros, na Presidência do Senado, para tentar chegar a uma chapa única. No domingo (1), os senadores reelegeram Renan para presidente e adiaram a eleição dos demais cargos para esta terça.