Renan defende fortalecimento das Confederações de trabalhadores

Integrantes do Fórum Sindical dos Trabalhadores, que congrega todas as Confederações do país, foram recebidos na manhã desta quinta-feira.
12/09/2013 13h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quinta-feira (12) representantes do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST). O coordenador nacional do FST, Lourenço Ferreira do Prado, apresentou uma série de reivindicações em defesa da CLT e dos direitos trabalhistas. Também pediu agilidade na definição de temas como a reforma política, reforma do sistema financeiro e um novo pacto federativo.

Renan Calheiros defende fortalecimento das Confederações de trabalhadores - Foto: Jane de Araújo

“Nós estamos fazendo um fórum para resolver o pacto federativo. Um dos principais problemas é o indexador das dívidas públicas. Essas dívidas são antigas e precisam ser resolvidas. Muitos estados fazem novos empréstimos, com liminares do Supremo Tribunal Federal, mesmo sem ter capacidade de endividamento. É uma política fiscal sem freio. Isso precisa mudar”, afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Renan Calheiros também convidou os participantes do FST a participarem da próxima sessão temática do Senado, na quinta-feira (19), que vai discutir o financiamento para a área de saúde. “Essa é uma pauta importante, defendida pelos trabalhadores”, disse Renan.

Vetos

O Fórum Sindical dos Trabalhadores solicitou ao presidente do Senado a votação de vetos presidenciais que são do interesse dos empregados, entre eles o que acaba com o Fator Previdenciário e o que trata da regulamentação da profissão de comerciário. O presidente Renan Calheiros disse que há um entendimento dos líderes partidários de colocar em votação, no prazo de 30 dias, os novos vetos presidenciais.

“Vetos recentes trancam a pauta e serão apreciados em 30 dias. Os vetos que ficaram para trás, não serão colocados em votação. Esse é o entendimento firmado pelos líderes do Senado e da Câmara. Para analisar essas matérias, elas terão que ser transformadas em novas propostas legislativas e votadas novamente pelo Congresso”, explicou Renan Calheiros. Ao lado do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o presidente Renan Calheiros defendeu o fortalecimento das confederações de trabalhadores e disse que vai dar agilidade às demandas trazidas pelos representantes das entidades de classe.