A pedido dos líderes, Renan adia votação da PEC do Voto Aberto para esta quarta (20)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que o segundo turno de votação da PEC 43/2013 será realizado na tarde desta quarta-feira (20), a partir das 16h.
19/11/2013 11h55

Renan confirma votação da PEC do Voto Aberto para esta terça (19) - Foto: Jane de Araújo

O Plenário do Senado deve concluir na tarde de amanhã, quarta-feira (20), a votação da Proposta de Emenda à Constituição 43/2013, que determina o voto aberto para todas as decisões do Congresso Nacional, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores. A medida vale para decisões sobre cassação de mandatos parlamentares, análise de vetos presidenciais e aprovação de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procuradores da República, embaixadores e diretores de agências reguladoras.

Atendendo a um pedido das Lideranças Partidárias, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), transferiu a votação do segundo turno da PEC 43/2013 para esta quarta-feira (20), a partir das 16h. “Nós vamos votar o texto principal da PEC e depois os destaques, assim concluiremos a apreciação da matéria”, afirmou.

Renan Calheiros ressaltou que o voto aberto melhora a transparência e facilita o controle social sobre as decisões do Poder Legislativo. “Aqui no Senado, é bom que se registre, nós estamos, desde o começo deste ano, aprofundando a transparência tanto na área legislativa, com abertura dos votos para perda de mandato, e também na esfera administrativa”, disse.