Renan comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), realizou uma sessão especial nesta quinta-feira (20) em que foram discutidas a melhoria das políticas públicas e a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down.
20/03/2014 14h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), realizou uma sessão especial nesta quinta-feira (20) em que foram discutidas a melhoria das políticas públicas e a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down. No dia 21 de março a Síndrome de Down é comemorada em todo o mundo. A data é uma alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com a síndrome possuem.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e artista plástico Lúcio Piantino na sessão especial que comemorou no plenário o Dia Internacional da Síndrome de Down - Foto: Geraldo Magela

Galeria de Fotos

O deputado Romário (PSB-RJ), que tem uma filha com Down, participou da reunião. Durante a sessão foi exibido o trailer do premiado filme Colegas, comédia que narra a história de três amigos com Síndrome de Down e que fogem de uma instituição em busca de seus sonhos. Os protagonistas do filme Ariel Goldenberg,  Rita Pokk e Breno Viola, além do diretor do filme, Marcelo Galvão sentaram à Mesa ao lado de Renan no plenário do Senado.

Linha Pontilhada 650px
Logo Rádio Presidência Senado comemora Dia Internacional da Síndrome de Down
Linha Pontilhada 650px

O presidente do Senado lembrou que a Síndrome de Down é uma particularidade genética que não impede os jovens de estudar, trabalhar, fazer arte, ter uma rotina saudável e produtiva. “Os exemplos estão aqui como nossos especiais convidados. O artista plástico Lúcio Piantino, que tem encantado a todos com suas telas abstratas cheias de cores, formas e texturas. Vencendo dificuldades e rompendo preconceitos. Parabéns Lúcio pela sua produção artística e obrigado pela sua presença aqui no Senado.O panorama vivido pela família do Lúcio não deve ser muito diferente daquele de Ariel Goldenberg, Rita Pook e Breno Viola, protagonistas do longa-metragem Colegas, que tem arrebatado prêmios por todo o país. Ter ou não Síndrome de Down é apenas um detalhe, que não impede o brilho, o sucesso, as conquistas. Parabéns Ariel, Rita e Breno”, afirmou Renan.

Ao encerrar o discurso, o presidente do Senado, Renan Calheiros  (PMDB-AL), colocou a Casa à disposição para qualquer iniciativa, seja no campo legislativo, político ou institucional, no sentido de melhorar a qualidade de vida que têm a Síndrome de Down.