Renan Calheiros recebe Frente Nacional dos Prefeitos para debater financiamento do passe livre

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMD-AL), reuniu-se nesta terça-feira (22), com o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, para discutir soluções e critérios justos para a implantação do passe livre para estudantes.
22/10/2013 14h30

Renan Calheiros recebe Frente Nacional dos Prefeitos para debater financiamento do passe livre - Foto: Marcos Oliveira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reuniu-se nesta terça-feira (22), com o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, para discutir soluções e critérios justos para a implantação do passe livre para estudantes. Renan Calheiros, autor da proposta do passe livre, destacou a importância do debate que ele considera um dos maiores anseios da sociedade civil. “É um compromisso do Legislativo dentro da nossa agenda positiva,” disse Renan Calheiros. José Fortunati lembrou a necessidade de discussão do tema em face da proximidade do reajuste das tarifas de ônibus previsto para o dia 1º de janeiro do próximo ano.

Durante o encontro, Renan destacou que atualmente cerca de três milhões e meio de estudantes pagam meia passagem. “O ideal é buscar o equilíbrio financeiro dos municípios para que os estudantes possam se beneficiar do passe livre de forma justa, sem que os cofres municipais sofram prejuízos”, observou Renan.

A previsão é de que os custos do passe livre cheguem aos R$ 7 bilhões por ano. “Os critérios de acesso ao passe livre tem que levar em conta os que mais precisam, os mais carentes” ressaltou o presidente do Senado. Renan convidou o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, José Fortunati, para participar na próxima quinta-feira (24), da terceira Sessão Temática que irá debater o Pacto Federativo. O evento contará com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Participaram da audiência do prefeito Fortunati com o presidente Renan, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO); Eunicio Oliveira (PMDB-CE); além de Gilberto Perre, membro da Frente Nacional dos Prefeitos; e Renato Balbim, técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).