Renan anuncia sessão especial para comemorar Dia Internacional da Síndrome de Down

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), irá aproveitar a ocasião para também festejar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU)
12/03/2014 18h20

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), requerimento para realizar sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down na próxima quinta-feira (20). Na sexta-feira (21) haverá também uma sessão especial para comemorar o centenário do ex-senador Abdias Nascimento, morto em maio de 2011. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), irá aproveitar a ocasião para também festejar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial,  criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 21 de março é uma referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960, quando quase vinte mil pessoas protestavam contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão contendo os locais onde era permitida sua circulação. Mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid investiu sobre a multidão desarmada o que resultou em 69 mortos e 186 feridos.

Renan anuncia sessão especial para comemorar Dia Internacional da Síndrome de Down

Renan Calheiros, que assinou os requerimentos junto com outros senadores, agradeceu a iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) de solicitar a sessão especial contra a discriminação racial. “É uma importante oportunidade para que nós possamos do ponto de vista do Senado Federal, dar uma resposta rápida e eficiente a essas coisas que lamentavelmente vem ocorrendo no Brasil”, disse Renan referindo-se aos episódios de racismo nos estádios de futebol ocorridos em Bento Gonçalves (RS) e Mogi Mirim (SP) na última semana.