Profissionais de educação física pedem ajuda de Renan para votar projeto

Representantes de profissionais de educação física pediram ajuda nesta terça-feira (27) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para colocar em votação o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 116/2013.
27/05/2014 21h10

Representantes de profissionais de educação física pediram ajuda nesta terça-feira (27) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para colocar em votação o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 116/2013. A proposta altera a Lei nº 9.394, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)  para obrigar as escolas públicas e particulares a contratar profissionais de educação física com licenciatura na área para ministrar aulas em todo o nível fundamental e médio. A lei hoje determina a obrigatoriedade de contratar licenciados para os quatro últimos anos do ensino básico e no ensino médio.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebe senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e representantes de profissionais de educação física para tratar do PLC 116/2013. Foto: Jonas Pereira

De acordo com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), relator do projeto e que está mediando um entendimento entre a categoria e técnicos do Ministério da Educação, o projeto ajudará a evitar a onda de desemprego que atinge os licenciados em educação física em todo o país e irá melhorar a qualidade do ensino. Existem no Brasil 1.130 universidades que formam 25 mil profissionais de educação física todos os anos.

“Vamos conversar com os líderes, observar quais os obstáculos em torno desse projeto e buscar uma maneira de colaborar com a categoria”, garantiu o presidente Renan Calheiros. O PLC 116/2013 está na pauta de votações do Plenário. Com a alteração na LDB, estados e municípios vão ter cinco anos para contratar exclusivamente professores licenciados em educação física para dar aulas em todas as etapas da educação básica.