Plantadores de Cana sugerem alternativa caso MP 615 não seja aprovada

Renan recebeu a visita do deputado Paulão e de representantes da Associação de Plantadores de Cana de Açúcar
09/09/2013 20h05

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta segunda-feira (9) a visita do deputado Paulão (PT-AL) e de representantes da Associação de Plantadores de Cana de Açúcar (Asplan). Eles manifestaram preocupação  com a possibilidade da Câmara dos Deputados não aprovar a tempo a Medida Provisória 615/2013. No texto da MP, ficou acertado o pagamento de subvenção econômica aos produtores de cana de açúcar e etanol na Região Nordeste, relativa à safra 2011/2012, além do financiamento para a renovação e implantação de canaviais.

Plantadores de Cana sugerem alternativa caso MP 615 não seja aprovada

A MP 615/2013 perde a validade no próximo dia 16 e ainda precisa ser apreciada no Senado, depois que for votada pelos deputados. O deputado Paulão sugeriu que, caso a MP 615 perca a validade, os benefícios para os plantadores de cana sejam incluídos no texto da MP 623/2013, que dispõe sobre operações de crédito rural relativas a empreendimentos localizados na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

Veto

Em maio deste ano, a presidente da República, Dilma Rousseff,  vetou a subvenção econômica que beneficiaria 21 mil plantadores de cana do Nordeste, que havia sido concedida pelo Congresso na Medida Provisória 587. O governo alegou limite orçamentário para não  conceder o benefício. Algumas semanas depois, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conseguiu chegar a um acordo com o Executivo e retomou o subsídio com valores menores. O incentivo consta da MP 615/2013, que teve como relator o senador Gim Argello (PTB–DF).