O papel do Congresso Nacional é insubstituível, diz Renan

“Há quem pense que um Congresso fraco faz bem à democracia. Isso não é verdade. O Congresso Nacional vai continuar cumprindo a sua parte e vamos, com os líderes, encaminhar as soluções para a sociedade”, afirmou Renan.
10/03/2015 13h45

Na manhã desta terça-feira (10), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou durante entrevista, que o papel do Congresso Nacional é insubstituível para a democracia.

“Há quem pense que um Congresso fraco faz bem à democracia. Isso não é verdade. O Congresso Nacional vai continuar cumprindo a sua parte e vamos, com os líderes, encaminhar as soluções para a sociedade”, afirmou Renan.

O papel do Congresso Nacional é insubstituível, diz o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado defendeu  que o fundamental para a democracia é que se tenha um Congresso forte. “O Brasil pode contar com o Congresso Nacional”, afirmou Renan para quem um Poder Legislativo enfraquecido não faz bem à democracia. Renan Calheiros defendeu ainda que, em momentos de crises, cabe ao Congresso Nacional devolver a normalidade para o país.

Tabela do Imposto de Renda

O presidente do Senado também comentou o encontro com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, onde se tratou do reajuste para os valores da Tabela do Imposto de Renda. “Nesta tarde, faremos um encontro com os líderes, para que possamos decidir o que vai ser feito a respeito da correção da tabela do Imposto de Renda”. Segundo Renan Calheiros, essa correção deve ser discutida por faixa de contribuição.

“A grande discussão é saber quem vai pagar a conta da correção da tabela do Imposto de Renda. Temos fundamentalmente que preservar os mais pobres. Se chegarmos a bom termo, poderemos editar uma Medida Provisória, mas primeiro teremos que construir essa convergência”, defendeu Renan.

MPs 664 e 665

Questionado sobre a criação das comissões que deverão analisar as Medidas Provisórias 664 e 665 de 2015, o presidente do Senado observou que tudo depende das indicações dos líderes. “Os líderes precisam indicar os nomes da composição das comissões. Quando os líderes não indicam, o presidente do Congresso Nacional faz a indicação pela ordem de cada partido”, finalizou Renan.

Michel Temer

O presidente do Senado federal, anunciou ainda durante entrevista concedida no início da tarde desta terça-feira (10), um encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), às 14h45, na sala de audiências da Presidência do Senado Federal.