Jorge Viana recebe presidente do Senado austríaco

Os parlamentares conversaram sobre as particularidades das duas casas legislativas, principalmente quanto à participação feminina.
20/03/2014 17h45

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), recebeu nesta quinta-feira (20) uma delegação do Senado da Áustria, formada pelo presidente, senador Michael Lamper, do Partido Social Democrático; vice-presidente, senador Harald Himmer, do Partido Popular;  senador Reinhard Toth, do Partido Social Democrático; senadora Monika Mϋhlwert, do Partido Liberal e senador Markus Schreuder, do Partido Verde; junto com Marianne Feldmann, embaixadora da Áustria no Brasil. Participaram do encontro a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), recebe delegação do Senado da Áustria, formada pelo presidente, senador Michael Lamper (E), vice-presidente, senador Harald Himmer e senadores Reinhard Toth, Monika Muhlwert e Markus Schreuder, junto com Marianne Feldmann, embaixadora da Áustria no Brasil e senadores Ana Amélia (PP-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Foto: Jane Araújo

Os parlamentares conversaram sobre as particularidades das duas casas legislativas, principalmente quanto à participação feminina. O senador Jorge Viana contou aos parlamentares austríacos que o Senado brasileiro faz parte, desde ontem, de uma campanha institucional do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) chamada Mais Mulher na Política, que pretende estimular a participação feminina nesse segmento.

Outros temas tratados foram energia eólica e solar, além da crise causada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia, uma vez que 60% do gás utilizado nas casas austríacas é fornecido pela Rússia. Os austríacos também enfatizaram a posição do país de combate à energia nuclear no mundo. Os senadores brasileiros explicaram que o Congresso Nacional está analisando uma proposta que suspende por 30 anos a construção de novas centrais nucleares, até que a ciência aponte tecnologias mais seguras para a geração de energia.

Os parlamentares austríacos perguntaram sobre a percepção dos senadores brasileiros sobre a Venezuela. Ao final do encontro trocaram presentes e combinaram um encontro virtual para discutir a ideia de Cristovam Buarque sobre a criação do Políticos Sem Fronteiras, onde seriam discutidos temas contemporâneos que afetem o mundo.