Congresso aprova texto básico da mudança na meta fiscal

Depois de mais de 18 horas de debates, os parlamentares aprovaram o texto base do projeto enviado pelo governo federal que altera a meta fiscal prevista para 2014.
04/12/2014 08h05

Depois de mais de 18 horas de debates, os parlamentares aprovaram o texto base do projeto enviado pelo governo federal que altera a meta fiscal prevista para 2014. Por  falta de quórum, o último destaque ao projeto  não foi votado e uma nova sessão foi convocada para a próxima terça-feira (9).

Congresso aprova texto básico da mudança na meta fiscal, Foto: Waldemir Barreto

A sessão do Congresso, uma das mais longas da história, foi marcada por  obstrução sistemática dos oposicionistas, que usaram todos os dispositivos regimentais para atrasar o processo de votação. O texto-base foi aprovado por volta de 3h45, desta quinta-feira, 04, mas quatro destaques ficaram pendentes. Três deles foram rejeitados em votações simbólica.

No momento em que o último destaque entrou na pauta, a oposição pediu votação nominal na Câmara. Sem o  quórum mínimo de 257 deputados,  presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), remarcou a sessão para a próxima  terça feira (9).

No comando da sessão até o último momento, o presidente do Congresso destacou a importância do  respeito ao direito da minoria no exercício da democracia. “A democracia exige, sobretudo, que nós tenhamos paciência para levar o processo legislativo ao final, garantindo a palavra a todos, especialmente, à minoria. Eu acho que chegamos a bom termo”, afirmou Renan Calheiros após a sessão.